Barra Grande: um paraíso histórico de Alagoas
Praia foi palco de grandes batalhas; hoje é ponto turístico
Barra Grande: um paraíso histórico de Alagoas. É assim que muitos definem umas das mais belas e turísticas praias de Maragogi, no litoral Norte de Alagoas. O povoado é um dos mais importantes do município e encanta turistas de todo o mundo. As águas cor de esmeralda causam inveja a qualquer lugar do planeta.
Mas antes de conquistar turistas do mundo inteiro, Barra Grande foi alvo de conquista de holandeses e portugueses na fase de exploração de Alagoas Boreal. Segundo o escritor Audemário Lins, no local registraram-se renhidos combates.
Em “Maragogi: um paraíso histórico de Alagoas”, o escritor Audemário Lins cita que Barra Grande também foi palco da Guerra dos Cabanos, que começou como um movimento restaurador armado, que tinha por objetivo trazer de volta ao trono do Brasil o imperador D. Pedro I, que renunciara voltar para Portugal. A guerra iniciou-se no ano de 1832.
O livro conta que João Batista de Araújo era uma das figuras mais importantes de Barra Grande e da Guerra dos Cabanos. Ele foi preso à época em casa no povoado. Nesse período os Cabanos numa manobra guerrilheira tentam tomar o povoado Barra Grande, mas são postos em fuga pelas tropas provinciais. Mas eles recuaram sob forte tiroteio até o povoado Gamela (atual Maragogi) e de lá foram até São Bento, onde os Cabanos feridos à bala se curavam e pescavam. A guerra dos Cabanos termina com a prisão de Vicente de Paula, em 1850.
Barra Grande atualmente é uma das praias mais visitadas de Maragogi. A cidade conta um extenso litoral de 22 km e Barra Grande se destaca por proporcionar ótimo banho de mar e pescaria. O povoado também tem seu lagunar de pequena profundidade rica em saúna e caranguejos, que deixam turistas do mundo inteiro encantados.
Últimas notícias
Enem 2025: segundo dia de provas é encerrado em todo o Brasil
Homem é executado a tiros no bairro Feitosa, em Maceió
Menino de 11 anos sofre AVC após acidente em escola
Ex é presa suspeita de matar médico em Arapiraca; ela o acusou de estuprar a filha deles
Polícia Civil inicia investigação de homicídio na cidade de Arapiraca
Mulher destrói carro do marido após flagrar traição em bar de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
