Polícia Federal deflagra Operação Floresta Virtual 2
Ação ocorre na cidade de Sinop
A Polícia Federal, em conjunto com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), deflagrou nesta terça-feira (5) a Operação Floresta Virtual 2. A ação visa reprimir a atuação de empresários do setor madeireiro e engenheiros florestais que estariam fraudando os sistemas de controle e movimentação de produtos florestais (Sisflora/MT) e o Sistema-DOF.
Estão sendo cumpridos quatro mandados de busca e apreensão em endereços situados em Itaúba/MT, além da busca e apreensão de 19 veículos, aviões e sequestro de bens imóveis e valores mantidos em instituições financeiras relacionados direta ou indiretamente com os responsáveis pelas condutas.
As investigações apontam que os envolvidos permitiam o “esquentamento” de produtos florestais extraídos ilegalmente de áreas especialmente protegidas, como Áreas de Preservação Permanente, Unidades de Conservação e Terras Indígenas.
A apuração policial também indica que diversas madeireiras fantasmas ou com baixo potencial produtivo foram constituídas pelos investigados em nome de interpostas pessoas (laranjas), visando unicamente a geração e movimentação virtual fraudulenta de créditos de produtos florestais.
Os créditos seriam transferidos para empresas situadas em regiões com grande potencial madeireiro, objetivando legalizar produtos florestais extraídos ilegalmente, enganando assim os órgãos de fiscalização. Desta forma, os produtos com aparência de legalidade eram inseridos no mercado consumidor.
A partir do monitoramento sistemático dos sistemas de controle florestal, foi identificado que os investigados causaram prejuízos ambientais estimados em mais de R$ 15 milhões, apenas em 2018.
Os investigados responderão por crimes diversos contra a flora, furto e receptação de madeira, lavagem de capitais e falsidade ideológica.
Veja também
Últimas notícias
Polícia Civil cumpre mandado de busca e apreensão de criança
Maragogi realiza exames oftalmológicos em 350 crianças da rede municipal de ensino
Vídeo de trio de amigas de Arapiraca viraliza com mais de 170 mil visualizações
Empresário é acusado de fraude tributária de R$ 3 milhões em AL; caso pode gerar até 30 anos de prisão
Homem é encontrado morto com os pés amarrados no bairro Cidade Universitária, em Maceió
Pronto diagnóstico garante tratamento seguro de hematoma intracraniano no Hospital Metropolitano
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
