Navio onde Wesley Safadão fez show tem suspeita de surto de rubéola
Segundo a Anvisa, 13 casos suspeitos foram detectados em Santos (SP), dois no trajeto para Balneário Camboriú (SC) e outro no litoral catarinense

Passageiros e tripulantes do navio em que o cantor Wesley Safadão fez um show durante um cruzeiro marítimo foram imunizados depois que 16 tripulantes foram diagnosticados com rubéola. Os resultados dos exames conclusivos ainda não foram divulgados.
Segundo a Secretaria de Saúde de Santos, no litoral paulista, 13 casos foram detectados ainda no porto da cidade, na sexta-feira (15), e os tripulantes foram isolados dentro da embarcação. O navio seguiu normalmente para Balneário Camboriú, em Santa Catarina.
O cruzeiro havia saído do porto de Ilha Grande, no Rio de Janeiro, para o Porto de Santos, em São Paulo. No sábado (16), novos passageiros embarcaram em Santos, com destino a Balneário Camboriú, em Santa Catarina. O cantor Wesley Safadão embarcou na segunda-feira (18), já na cidade catarinense.
Ainda conforme a Anvisa, no trajeto de Santos para Balneário Camboriú, houve a notificação de mais dois tripulantes suspeitos de rubéola. Chegando no litoral catarinense, uma equipe da Anvisa, juntamente com a Cievs-SC (Secretaria de Saúde de Santa Catarina), entrou no navio e detectou mais um caso de paciente com sintomas da doença entre os tripulantes.
A Anvisa afirma que a avaliação clínica das 16 pessoas com suspeita de rubéola ainda não tem diagnóstico conclusivo, e os resultados estão previstos para os próximos dias.
De acordo com a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), foram coletadas amostras de 16 tripulantes do navio e o material foi enviado para o laboratório de referência do Instituto Adolfo Lutz. A agência ainda afirma que “foram adotadas medidas sanitárias de limpeza e desinfecção das cabines onde se encontravam os casos suspeitos”.
A reportagem não conseguiu contato com a assessoria de imprensa do cantor.
Saiba mais sobre a rubéola
A rubéola é uma infecção contagiosa transmitida pelo vírus do gênero Rubivirus da família Togaviridae. A rubéola torna-se mais grave quando a grávida contrai a doença durante a gestação e transmite para o feto, gerando a Síndrome da Rubéola Congênita (SRC). Nesses casos, o feto pode apresentar malformações congênitas, como surdez, malformações cardíacas e lesões oculares, segundo o Ministério da Saúde.
Entre os sintomas da infecção por rubéola estão a febre, mudança no tamanho dos linfonodos próximos à orelha, vermelhidão e coceira na pele. A transmissão ocorre por meio do contato direto, sendo transmitida por secreções da fala, espirros ou tosse.
A transmissão da rubéola pode ser prevenida por meio da vacina tríplice viral, que protege contra a rubéola, sarampo e caxumba, e está disponível nos postos de saúde.
Últimas notícias

Homem ameaça cortar pescoço da esposa com facão e é preso em Messias
Filmaê: jovens transformam comunicação pública em cidadania

Secretaria de Segurança Pública deflagra operação e prende 19 foragidos
Junqueiro realiza abertura da 15ª Semana do Bebê

Macron é barrado em rua de NY para passagem de comitiva de Trump e liga para o presidente dos EUA

Estátua da Havan é destruída após incêndio em Petrolina, PE
Vídeos e noticias mais lidas
![[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete](https://img.7segundos.com.br/rKn9QdDDcqz4uBcs9YUwZQQnoTk=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/146144-whatsapp_image_2020_01_02_at_08_46_27_jpeg.jpeg)
[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Vídeo mostra momento em que cliente é morto em oficina de Arapiraca; vítima tinha antecedentes

Suspeito de furtar moto é detido pela própria vítima em Porto Calvo
