Católicos de Maragogi celebram início da Quaresma
Celebração começou com a missa de Quarta-feira de Cinzas
Os católicos do município de Maragogi, na região Norte de Alagoas, estão celebrando o início da Quaresma. A missa de Quarta-feira de Cinzas, na noite de ontem (6) foi o marco inicial do período, que também é marcado pelo início da campanha da fraternidade na Igreja Católica.
A missa de Quarta-feira de Cinzas ocorreu na Igreja de Santo Antônio, localizado no Centro de Maragogi, e o ato religioso foi comandado pelo padre Antônio Júnior.
O pároco disse que a Quaresma é um novo tempo. “O novo tempo chegou, onde somos chamados a tomar uma decisão, precisamos voltar para o Senhor”, declarou o padre. Após concluir a homilia, o religioso, juntamente com os ministros realizaram a assinalação da cruz com as cinzas.
Quarta-feira de Cinzas
É o primeiro dia da Quaresma, ou seja, dos 40 dias nos quais a Igreja chama os fiéis a se converterem e a se prepararem verdadeiramente para viver os mistérios da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo durante a Semana Santa. A Quarta-feira de Cinzas é uma celebração que está no Missal Romano, o qual explica que no final da Missa, abençoa-se e impõe-se as cinzas obtidas da queima dos ramos usados no Domingo de Ramos do ano anterior.
Campanha da Fraternidade
Em 1964, em pleno desenvolvimento do Concílio Vaticano II, realizou-se a primeira Campanha da Fraternidade, em âmbito nacional, sob os cuidados da CNBB. Expressão de comunhão, conversão e partilha, a CF tem como objetivos permanentes despertar o espírito comunitário e cristão na busca do bem comum; educar para a vida em fraternidade e renovar a consciência da responsabilidade de todos pela ação evangelizadora, em vista de uma sociedade justa e solidária.
A cada ano, os bispos do Conselho Pastoral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (Consep), acolhendo as sugestões vindas dos regionais da CNBB, das organizações eclesiais, escolhem um tema e um lema para chamar a atenção sobre alguma situação que, na sociedade, precisa de cuidados para o bem de todos. A campanha da fraternidade 2019 tem como tema “Fraternidade e Políticas Públicas” e o lema “Serás libertado pelo direito e pela justiça”. (Is 1,27).
Veja também
Últimas notícias
Governador em exercício visita Campus IV da Uneal em São Miguel dos Campos
TRE/AL suspende retirada de cartazes e materiais de manifestação política na Ufal
Polícia apreende armas de fogo e munições no bairro Canafístula, em Arapiraca
Jovem morre após cair de moto e ser atingida por caminhão no São Jorge
Concurso da Saúde de Alagoas terá provas em 1º de novembro; veja horários
Arapiraca vai investir em motos para fiscais combaterem descarte irregular de lixo
Vídeos e noticias mais lidas
Merendeira é homenageada por equipe de escola em despedida
[Vídeo] Chuvas abrem cratera e motoristas correm riscos na AL-101 Norte
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
Jovem é preso com arma e drogas no bairro do Jacintinho, em Maceió
