Sedetur convoca municípios para adesão ao novo Mapa do Turismo Brasileiro
Lista de critérios obrigatórios para integrar o mapa foi atualizada com outras exigências
Como parte do processo de atualização do Mapa do Turismo Brasileiro, que acontece a cada dois anos, a Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) inicia, nesta terça-feira (12), as visitas de mobilização e sensibilização dos gestores municipais para adesão das cidades alagoanas ao novo Mapa. A proposta é identificar os destinos com potencial turístico no Estado e esclarecer as mudanças na lista de critérios obrigatórios para integrar o projeto.
Entre os compromissos e recomendações para a inclusão dos municípios na versão 2019, o Ministério do Turismo (Mtur) determinou a presença de um órgão responsável pelo turismo, orçamento próprio destinado ao setor, necessidade de um conselho de turismo ativo, participação de uma instância de governança, além da existência de prestadores de serviços turísticos que estejam registrados no Cadastur. Agências de viagem, organizadoras de eventos, parque temático, acompanhamento turístico, guia de turismo, meios de hospedagem e transportadora turística estão entre as atividades assinaladas na Base de Cadastros Obrigatórios.
Atualmente, Alagoas conta com 67 cidades identificadas com vocação turística de acordo com a última atualização do Mapa do Turismo realizada em 2017. A ideia é que, conforme a política do governo federal, haja um refinamento dos municípios que, de fato, apresentem potencial voltado ao setor a partir da inserção destas novas exigências, como reitera o superintendente de Turismo da Sedetur, Paulo Kugelmas.
“É importante que apenas os municípios que tenham vocação turística façam parte do Mapa. Dessa forma, conseguimos disseminar e articular junto aos gestores municipais estratégias e políticas que fortaleçam as atividades do setor nestas cidades, promovendo o desenvolvimento regional do turismo no Estado. Além disso, ao longo de todo processo, estaremos à disposição para esclarecer dúvidas dos municípios sobre prazos, exigências e compromissos”, afirma.
A agenda de visitas às cidades, coordenada pela superintendência de Turismo da Sedetur, terá inicio no mês de março. Dia 12 na Barra de São Miguel, 19 em São Miguel dos Milagres e 26 em Arapiraca, devendo se estender para outras regiões turísticas.
Prazos e datas
Os municípios que tiverem interesse em requerer sua inclusão no Mapa do Turismo de Alagoas 2019 terão do dia 1 de abril até o dia 30 de junho para o cadastramento e inserção dos documentos no Sistema de Informação do Programa de Regionalização do Turismo. A partir da adesão, todas as cidades inseridas serão beneficiadas por meio de políticas públicas federais e destinação de recursos do Ministério do Turismo.
Últimas notícias
Alagoas fica entre os piores estados em qualidade de energia sob concessão da Equatorial, aponta ranking
PoderData: para 39%, governo Lula é pior que o de Bolsonaro
Homem é flagrado com faca durante abordagem policial em Maribondo
Homem com mandado de prisão em aberto é capturado na canafístula, Arapiraca
Drogas são encontradas em imóveis abandonados em Arapiraca
Motociclista sem habilitação foge da polícia e é detido em Coité do Nóia
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
