MPE: implantados conselhos de seguranças de cidades da região Norte
Solenidades ocorreram na quinta-feira

O Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL), realizou, nessa quinta-feira (21), solenidades em cidades da região Norte para dar posse a cinco novos conselhos municipais de segurança pública. Os colegiados vão ajudar o Poder Executivo e as forças policiais a traçarem novas políticas de combate à violência nos municípios.
A iniciativa, proposta pelo órgão ministerial, aconteceu em parceria com as Prefeituras e as Câmaras de Vereadores de Matriz de Camaragibe, São Luís do Quitunde e Passo de Camaragibe e com as Polícias Civil e Militar e a Guarda Municipal de cada uma dessas cidades. Também na quinta-feira ocorreram as posses dos conselhos de segurança de São Miguel dos Milagres e Porto de Pedras
A ideia de criar conselhos municipais de segurança pública, com a participação direta da população nesses colegiados partiu, no início do ano passado, do procurador-geral de Justiça, Alfredo Gaspar de Mendonça Neto, e do coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça (Caop), José Antônio Malta Marques.
Representando a chefia do MPE/AL e o Caop, a promotora de justiça Mirya Ferro, coordenadora do Núcleo e Combate à Criminalidade do Ministério Público, ressaltou a importância da criação dos conselhos: “A criminalidade tem sido crescente em nosso país e só vamos poder combatê-la se nos dermos as mãos. E é a isso que os conselhos se propõem. De forma coletiva e participativa, vamos discutir os problemas que geram a violência, onde que os crimes acontecem com mais frequência e, após esse diagnóstico, traçar as medidas que possam reparar ou, ao menos, minimizar esses índices”, disse ela.
O município de Matriz foi o primeiro a instalar o seu conselho. E o promotor de justiça da cidade, Leonardo Novaes Bastos, também foi um dos articuladores para que o colegiado fosse finalmente instalado. “Já fui delegado da Polícia Civil no Espírito Santo e sei bem que não é fácil combater a violência. Por isso, enxergo os conselhos municipais de segurança pública como instrumentos capazes de auxiliar as forças policiais, a Prefeitura e o próprio Ministério Público na busca da cultura da paz”, declarou.
Outros conselhos
Na sequência, no final da manhã, ocorreu a instalação do Conselho Municipal de São Luís do Quitunde. “Há uma frase do profeta Izaías que gosto sempre de citar: haverá um tempo em que as espadas serão transformadas em enxadas. Inclusive, em um dos centros de treinamento de filosofia da Grécia, houve quem copiasse esse mesmo pensamento. E o que ele quer dizer? Ele simboliza a esperança e a expectativa de não violência, de paz. Quero crer que o nosso conselho de segurança chegará em São Luís com esse desejo e vai trabalhar para que reduzamos os números da criminalidade na cidade”, afirmou o promotor de justiça Jorge Bezerra, que atua naquele município.
E, no final da tarde, tomaram posse os conselheiros que passaram a integrar os conselhos das cidades de Passo de Camaragibe, São Miguel dos Milagres e Porto de Pedras. Lá, foi o promotor de justiça Ary Lages quem articulou a instalação dos colegiados, ao lado dos representantes dessas três prefeituras. “Os protagonistas de hoje são vocês, conselheiros e pessoas do povo que decidiram que, ao lado das forças de segurança e do poder público, podem colaborar na construção de políticas de combate à violência em cada uma das cidades da nossa região. E a sociedade terá um grande papel nesse processo, afinal, é ela a vítima do crime. Sua contribuição nesse debate deve ser permanente e decisivo para que as ações preventivas e de repressão ocorram”, argumentou o promotor.
Veja também
Últimas notícias

Hospital de Emergência promove sensibilização para reforço da vigilância epidemiológica
Cenipa investiga razões de pane em avião agrícola que fez pouso forçado na cidade de Pilar

Deputados aprovam título de cidadã honorária para primeira-dama de Maceió

Vereador pede isenção de IPTU para autistas, mas não apresenta estudo com impacto econômico

Projeto de Lei na Câmara de Maceió regulamenta uso de celulares em escolas

SMTT intensifica fiscalização no canteiro central da Rua Engenheiro Camilo Collier, em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
