Esgoto prejudica moradores e invade rio da APA Costa dos Corais de Maragogi
Água está invadindo as residências no Patum
As águas de um esgoto no Patum estão prejudicando os moradores da Rua Carol Wotila e invadindo o rio Maragogi, da APA Costa dos Corais, na cidade litorânea da região Norte de Alagoas. O problema se agravou nesta sexta-feira (26).
Os moradores dizem que o esgoto, que também está com coliformes fecais, pertence a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal). A Rua Carol Wotila praticamente ficou ilhada e para agravar a situação, Maragogi está sendo castigada pelas chuvas nos últimos dias.
Os moradores da rua, que fica logo no início da região central da cidade do litoral Norte de Alagoas, estão indignados com o problema que vem afetando a saúde pública dos residentes da localidade. Em julho de 2018, a mesma situação ocorreu na localidade. À época, A Prefeitura de Maragogi resolveu aplicar uma multa de R$ 200 mil a companhia.
A área do Rio Maragogi, que o esgoto está afetando, faz parte da APA Costa dos Corais e o Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio) deve ser acionado e tomar as devidas providências. Alguns moradores dizem que já perderam diversos móveis e alimentos por causa do problema.
De acordo com moradores, esse problema é antigo e vem dando prejuízo a população local. As pessoas dizem que as crianças ficam mais vulneráveis e que estão adoecendo com frequência devido ao esgoto exposto na Rua Carol Wotila. Muitas pessoas estão cogitando deixar a localidade.
Secretaria de Meio Ambiente
O secretário de Meio Ambiente de Maragogi, Gabriel Vasconcelos, afirmou que o governo municipal enviou técnicos há localidade e aguarda um laudo para tomar as devidas providências. Ele disse também que vai solicitar um laudo do Instituto do Meio Ambiente (IMA).
Casal
O 7Segundos entrou em contato com a assessoria de comunicação da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) e a empresa enviou as seguintes respostas:
Após verificação no local, técnicos da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) detectaram que a grande maioria do volume é realmente água de chuva, no entanto, existe uma pequena contribuição de esgoto, oriundo provavelmente de uma rede obstruída.
A equipe com o "caminhão misto" já está se deslocando para tentar desobstruir o ponto da rede e garantir o fluxo normal do efluente.
Em relação à inundação, vale frisar que ela foi causada pela água da chuva, não tendo, portanto, relação com a Companhia.
Veja também
Últimas notícias
Mais de 5 mil pessoas fazem festa para receber Renan Filho em Olho d’Água das Flores
Homem é baleado durante tentativa de homicídio em Colônia Leopoldina
Suspeito de homicídio é preso com arma usada no crime em Colônia Leopoldina
Rodrigo Teaser relata veto a música de Michael Jackson durante gravação no SBT
Rafael Brito conquista avanço histórico: Senado aprova projeto que fortalece a formação de futuros professores
Trump diz que carne importada dos EUA virá sobretudo de Brasil e Argentina
Vídeos e noticias mais lidas
Cliente denuncia demora na entrega de carro após pagar quase R$ 110 mil
Jovem de 24 anos é baleado na mão e suspeitos fogem em São Sebastião
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
ASA vence Goiatuba nos pênaltis e garante acesso á Série C
