Igreja mais antiga da Rota Ecológica é restaurada em São Miguel dos Milagres
Prefeitura vai entregar restauração da Igreja Nossa Senhora Mãe do Povo no dia 7 de junho
A terceira mais antiga igreja de Alagoas, e a que recebe mais turistas na Rota Ecológica, paróquia situada na cidade de São Miguel dos Milagres e que foi fundada entre os séculos XVII e XVIII, está sendo restaurada, para alegria dos turistas. Já foram trocadas as madeiras juntamente com as telhas, para a reforma do telhado da igreja. Em seguida receberá uma nova pintura. A previsão é de que até o aniversário de emancipação política da cidade, em 7 de junho, a igreja esteja novamente aberta para visitação.
A Igreja Nossa Senhora Mãe do Povo, segundo relato de historiadores locais, foi fundada no século XVII, pelos portugueses, entre os anos de 1637 e 1639, e não pelos holandeses, como alguns insistem em afirmar. Os holandeses certamente estavam na região na época conhecida como Alagoas Boreal, mas como eram protestantes, não tinham por tradição a construção de templos católicos.
A restauração, que começou em fevereiro do ano passado, deve finalizar nas próximas semanas, para a alegria dos guias de turismo que incluíram visitação turística à igreja, pela sua importância histórica. Foram trocadas as madeiras juntamente com as telhas, para a reforma do telhado da igreja. Todo reboco também foi trocado. Durante todo esse período de restauração, tanto o material de construção como os profissionais, pedreiros e serventes, foram doados pela Prefeitura Municipal.
O padre Ronaldo é enfático em afirmar que sem a ajuda da prefeitura, através do prefeito Rubens Ataíde e da população da cidade, seria impossível restaurar a igreja. Agora na fase final, que é a nova pintura, toda branca com detalhes em dourado, o religioso faz um apelo aos empresários do setor de turismo e empresários que possuem casas de veraneio, para tentar conseguir a doação das tintas. A previsão é de que até o aniversário de emancipação política da cidade, em 7 de junho, a igreja esteja novamente aberta para visitação.
O prefeito Rubens Ataíde também fez questão de falar sobre a importância histórica da igreja e quanto está sendo fundamental sua restauração. ´´A igreja faz parte da história do município, e devemos preserva-la. Nossa gestão se sente orgulhosa de ter participado desse projeto´´.
A igreja também serviu de refúgio para os portugueses, escravos e índios durante as batalhas contra os holandeses. Os fugitivos construíram abrigos na Igreja Mãe do Povo (Nossa Senhora Mãe do Povo), que se encontra até hoje, localizada alguns metros de distância da colina do Cruzeiro. As imagens vistas na igreja são todas de madeira de lei trazida de Portugal. As paredes tiveram sua construção formada por pedras. Já houve a queda do teto duas vezes, no entanto, em nenhum desses acontecimentos, as paredes foram abaladas.
Veja também
Últimas notícias
Jovens em cumprimento de medidas socioeducativas são capacitados para o primeiro emprego
Condenação passa de 23 anos em ação do MPAL contra esquema em Arapiraca
Alcolumbre mantém votação de quebra de sigilo de Lulinha por CPMI do INSS
Vereadores exigem punição rigorosa à Braskem e cobram indenizações justas para famílias afetadas pela mineração
Caminhão tomba em São José da Laje e motorista é socorrido com dores no braço e na costela
JHC inaugura primeiro Gigantinho bilíngue da história de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Carlinhos Maia é condenado a pagar R$ 200 mil por piada sobre má-formação óssea
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
Planalto confirma 13º infectado em comitiva com Bolsonaro
Indústria brasileira do setor alimentício terá fábrica em Rio Largo
