Mães presas irregularmente serão beneficiadas por programa do CNJ
'Justiça Presente' facilitará identificação de mães ou gestantes para cumprimento de medidas que facilitem o retorno ao convívio familiar

A revisão da situação de milhares de mães ou gestantes presas provisoriamente é um dos focos de ação do programa Justiça Presente, iniciativa do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) e do Ministério da Justiça e da Segurança Pública, em parceria com o Pnud (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), para a melhoria do sistema penal.
O programa busca incentivar o cumprimento de uma decisão recente do ministro Ricardo Lewandowski, do STF (Supremo Tribunal Federal), que determinou a substituição da prisão preventiva por domiciliar para detentas grávidas e mães de crianças de até 12 anos, atendendo à solicitação da Defensoria Pública da União.
De acordo com dados do Depen (Departamento Penitenciário Nacional), mesmo com a decisão do STF, apenas 3.073 presas provisórias que teriam direito a responder ao processo em prisão domiciliar haviam sido liberadas pela Justiça de um total de 9.245 em condições de receber o benefício.
O juiz auxiliar da Presidência do CNJ, Carlos Gustavo Vianna Direito, destaca que uma das ações do programa que devem contribuir para a reversão desse quadro é o fortalecimento e qualificação das audiências de custódia em todo o país.
"O juiz, desde logo, identificará a condição da mãe ou gestante e poderá converter a prisão em flagrante em alguma medida cautelar diferente da prisão para garantir o cumprimento do habeas corpus do STF".
De acordo com a decisão do STF, ficam excluídas do entendimento mães que cometeram crimes violentos ou crimes praticados contra os próprios filhos.
No caso das mães que já foram condenadas e que cumprem pena, o programa atua na expansão e melhoria do SEEU (Sistema Eletrônico de Execução Unificado), por meio de cálculos processuais feitos automaticamente e que informam os juízes sobre as situações processuais dos réus, medida que evita a detenção além do determinado.
Veja também
Últimas notícias

Gaspar é relator de pedido para suspender processo de golpe de Estado contra deputado bolsonarista

Paulão mantém esperanças na candidatura dos irmãos Barbosa pelo PT em 2026

População de Canafístula do Cipriano sofre com falta d’água em Girau do Ponciano

Bazar em apoio à aldeia Wassú Cocal reúne sabores e cultura; confira programação

Prefeito antecipa pagamento dos servidores em homenagem aos 150 anos de Maragogi

Prefeitura de Olho D’Água do Casado tem contas bloqueadas por dívidas antigas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
