Relator da Previdência enfrenta resistência para manter Estados na reforma
Moreira negocia com líderes na Câmara relatório deve sair na próxima semana
O relator da reforma da Previdência, deputado Samuel Moreira (PSDB-SP), vai tentar negociar a permanência dos Estados no projeto junto a líderes partidários. Diversos líderes têm defendido que cada unidade federativa faça sua própria reforma e assuma o ônus da impopularidade da matéria.
“O que vai manter ou não [os Estados no texto] são os votos”, disse neste sábado (1º.jun.2019). “Precisamos respeitar a autonomia dos deputados. São eles que vão decidir. Agora, é evidente, que o meu desejo é resolver o assunto dos Estados e municípios também neste momento, dentro da reforma.”
Deputados de diferentes siglas defendem que a reforma dos Estados não seja feita pela Câmara e sim pelas assembleias estaduais. Eles temem que o desgaste do projeto afete as eleições municipais de 2020. Deputados do Centrão e do “centrinho”, não alinhados ao governo nem à oposição, engordam o grupo que quer a saída dos Estados.
Moreira diz que não tem pretensão de convencer os congressistas. Segundo o relator, o assunto ainda não está definido e diversas hipóteses estão sendo negociadas em busca de 1 consenso.
“Esse é 1 assunto polêmico e grave, porque o deficit na Previdência de Estados e municípios é de R$ 96 bilhões por ano”, disse. “Em 10 anos, são quase R$ 1,2 trilhão, é praticamente a meta que o governo federal quer aprovar na sua reforma.”
O deputado afirmou que pretende apresentar nos próximos dias seu relatório sobre a reforma enviada pelo governo Jair Bolsonaro.
Veja também
Últimas notícias
Davi Davino Filho soma 34% entre primeiro e segundo votos para o Senado
Artistas representam Lagoa da Canoa em exposição regional de mestres e artesanato
Davi Davino Filho defende maioridade penal aos 14 anos contra aliciamento pelo tráfico
Ceci reúne apoiadores em arrastão na Branca de Atalaia ao lado de Arthur Lira e Alvinho
Rute Nezinho defende fortalecimento da rede de proteção contra a violência infantil
Fabio Costa reforça apoio a JHC e Marina e destaca união para Alagoas vencer
Vídeos e noticias mais lidas
Jovem de 24 anos é baleado na mão e suspeitos fogem em São Sebastião
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
Prefeitura inscreve para a segunda Consulta Pública do Plano de Mobilidade Urbana
Confira o que abre e fecha em Alagoas no feriado desta quarta-feira (16)
