Dois condenados no Mensalão recebem indulto com base em decreto de Temer
Condenados pediram o reconhecimento do benefício em razão do cumprimento de mais de um quinto da pena – critério estabelecido pelo decreto
Com base no decreto do ex-presidente Michel Temer (MDB) de dezembro de 2017, a procuradoria-geral da República reconheceu indulto à ex-presidente e ao ex-vice-presidente do Banco Rural, Kátia Rabello e José Roberto Salgado, condenados no processo do Mensalão.
Os ex-dirigentes foram condenados a 14 anos e 5 meses de prisão pelos crimes de lavagem de dinheiro, gestão fraudulenta e evasão de divisas na Ação Penal 470 – primeiro escândalo da era Lula que levou à prisão quadros importantes do PT, como o ex-ministro José Dirceu (Casa Civil) e José Genoino, ex-presidente do partido.
Eles cumprem pena desde novembro de 2013 e pediram o reconhecimento do indulto em razão do cumprimento de mais de um quinto da pena – critério estabelecido pelo decreto.
Ao reconhecer o benefício aos ex-executivos, o subprocurador-geral, Luciano Mariz Maia, lembrou que “o Decreto 9.246 não seguiu o padrão usual desses benefícios e atingiu, também, crimes contra a administração pública, notadamente corrupção e lavagem de dinheiro”. “As regras incidentes na norma não encontram equivalentes nos decretos de indulto referentes aos anos anteriores”, disse.
No entanto, lembrou que o Supremo julgou a medida constitucional. “Portanto, satisfeitos os requisitos previstos na norma de regência, a hipótese é de reconhecimento do direito.”
O decreto de Temer
Prerrogativa do presidente da República, o decreto de indulto permite que o Estado conceda benefícios ou perdoe a pena de condenados que atendam a alguns critérios, como o cumprimento parcial da pena, por exemplo. Polêmico, o texto permite que até condenados por peculato, corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa sejam agraciados. A PGR moveu ação questionando a constitucionalidade do benefício, mas, em maio deste ano, por 7 a 4, o Supremo Tribunal Federal o declarou constitucional.
Veja também
Últimas notícias
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Homem morre afogado no Pontal de Coruripe, no Litoral Sul de Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
