Papa Francisco fica preso em elevador e pede palmas para os bombeiros que o resgataram
Após incidente, pontífice falou sobre nomeação de novos cardeais e sobre a Amazônia

O Papa Francisco ficou preso, neste domingo (1º), em um elevador no Vaticano por 25 minutos, informou a Reuters. Ele teve que ser ajudado por bombeiros.
Por causa do incidente, o pontífice acabou se atrasando em cerca de 10 minutos para o pronunciamento semanal na Praça de São Pedro.
"Tenho que pedir desculpas", disse Francisco, sorridente, ao começar o pronunciamento dominical. Ele explicou que houve um problema de energia elétrica no Vaticano e que havia ficado preso no elevador.
"Uma salva de palmas para os bombeiros", disse o Papa à multidão.
No sermão, ele também voltou a falar da Amazônia, que vem registrando queimadas recordes. Ele afirmou que a floresta está "seriamente ameaçada".
O pontífice anunciou, neste domingo (1º), que irá elevar ao nível de cardeal, no dia 5 de outubro, 13 membros do clero. Desses, 10 serão "cardeais eleitores" com menos de 80 anos e, portanto, elegíveis para votar em um eventual conclave de escolha de seu sucessor. Não há nenhum brasileiro na lista.
Entre eles alguns estão alguns nomes importantes, como o do padre jesuíta Michael Czerny, subsecretário da seção que cuida dos migrantes no Vaticano; e o arcebispo de Bolonha, Matteo Zuppi, conhecido por sua simplicidade.
Outros nomes são o do bibliotecário do Vaticano, o português José Tolentino de Mendonça (teve ascensão meteórica) e o do arcebispo de Kinshasa, capital da República Democrática do Congo, Ambongo Besungu.
Entre não eleitores, o Papa homenageia Michael Louis Fitzgerald, de 82 anos, que na época do papado de Bento XVI cuidava do diálogo inter-religioso.
Últimas notícias

Após prejuízo, Correios anuncia corte de gastos de R$ 1,5 bi que inclui PDV

Paciente com leucemia aguda necessita de doações de sangue e plaqueta urgentemente

Meio-campista Brayann não vai participar da partida contra o Tombense, afirma CSA

MP participa de evento com pessoas negras em situação de rua na luta por respeito e inclusão

MP dialoga com diretores de escolas sobre combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes

Acidente envolvendo quatro carros e uma carreta tanque deixa trânsito interditado em Marechal Deodoro
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
