Países que fabricam armas de guerra fomentam migração, mas recusam refugiados, diz Papa Francisco
A missa deste domingo contou com a presença de muitos imigrantes e grupos que os têm ajudado
O Papa Francisco repreendeu neste domingo países que produzem armas para guerras travadas em outros lugares e depois se recusam a acolher refugiados que fogem dos mesmos conflitos.
O papa argentino de 82 anos, cujos pais eram de origem italiana, fez da defesa de migrantes e refugiados uma marca do seu pontificado e frequentemente discorda da política de imigração do presidente dos EUA, Donald Trump, e de políticos populistas anti-imigrantes na Europa.
Francisco também tem repetidamente criticado o comércio de armas e seu sermão para 40 mil pessoas na Praça São Pedro, neste domingo, relacionou questões de guerra e migração, conforme a Igreja Católica Romana marcava seu Dia Mundial de Migrantes e Refugiados.
"As guerras afetam apenas algumas regiões do mundo, mas armas de guerra são produzidas e vendidas em outras regiões que não estão dispostas a acolher os refugiados gerados por esses conflitos", afirmou Francisco.
A missa deste domingo contou com a presença de muitos imigrantes e grupos que os têm ajudado. Também foi marcada por uma mistura de música africana, espanhola e portuguesa, além de música tradicional da Igreja.
Francisco disse que o mundo está se tornando cada vez mais "elitista e cruel com os excluídos", acrescentando que é dever dos cristãos cuidar de todos os que foram deixados para trás em uma "cultura descartável" que se enraíza na sociedade.
Veja também
Últimas notícias
Ex-deputado Edval Gaia ensaia retorno à política em chapa articulada por JHC
Lula e Trump se cumprimentam durante evento social no G7
Davi Filho amplia vantagem em Maceió com bases do Pastor João Luiz
Seminfra e BRK Ambiental vistoriam obras de esgotamento sanitário no Litoral Norte de Maceió
Eleitores e candidatos podem ser punidos pelo uso indevido de IA nas eleições 2026
Homem acusado de ameaça é detido ao resistir a abordagem policial em Novo Lino
Vídeos e noticias mais lidas
Profissionais de saúde são contratados para substituir doentes por covid-19
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Fernando Barbosa, fundador do tradicional Bar do Caldinho, morre aos 76 anos em Arapiraca
