Adeal promove Dia D de vacinação contra raiva animal em Alagoas
Ação ocorre nesta segunda-feira

A Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) promove nesta segunda-feira (30) um grande ato em alusão ao Dia D de vacinação contra a raiva animal em todo o Estado de Alagoas. Em Porto Calvo, na Rua Boa Vista, no bairro Centro, o órgão também realiza ações na sede.
O Dia Mundial contra a Raiva é comemorado no dia 28 de setembro, mas em Alagoas a data será celebrada no dia 30 de setembro. No Estado, herbívoros (bovinos, ovinos, caprinos e equinos) de sete municípios tiveram casos confirmados da raiva animal. A Adeal decidiu no início de setembro prorrogar a campanha de vacinação contra a doença, devido às dificuldades encontradas pelas lojas de produtos agropecuários para manter os estoques do produto.
O fiscal agropecuário da Adeal em Porto Calvo, Edílson Leão de Oliveira, comentou sobre a ação. “Todos os escritórios da Adeal do Estado vão ter palestras, vídeos, panfletagens e outras ações. Os criadores de animais alvos da ação, se tiver algum animal com alguma suspeita de doenças como raiva, que procure os escritórios da Adeal para fazer a notificação”, disse Oliveira.
No primeiro semestre de 2019, Alagoas registrou oito casos confirmados de raiva animal nas cidades de Quebrangulo, Chã Preta, Penedo, Viçosa, Campo Grande, Palmeira dos Índios e Piaçabuçu. A vacina antirrábica é uma das principais maneiras de controlar a raiva em áreas rurais e urbanas, e a expectativa da Adeal é vacinar 100% dos rebanhos.
A doença pode infectar qualquer mamífero, inclusive o humano, por meio da saliva, mordedura ou arranhões, sendo fatal nos casos em que não é dada a assistência médica em tempo hábil. Quem entrar em contato com a saliva de animais desconhecidos ou suspeitos deve lavar a região abundantemente com água e sabão e procurar atendimento médico.
Veja também
Últimas notícias

Após várias advertências, Prefeitura de Penedo apreende pescados impróprios na feira livre

"Avançada”, Lei Maria da Penha faz 19 anos, mas violência não diminuiu

Eventos modificam trânsito da capital neste fim de semana

Videomonitoramento ajuda Guarda Civil a prender homem após agressão contra mulher em Palmeira

Presidente da AMA, Marcelo Beltrão, será palestrante no maior festival de educação do Brasil

‘Justiça não é tola, mas exige indícios’, diz defesa de Bolsonaro em resposta a Moraes
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
