Alagoas tem dois municípios em situação de emergência em decorrência das manchas de óleo
Japaratinga expediu decreto na última quinta (24) e, em Coruripe, Comitê Gestor de Crise concentra ações

As manchas de petróleo que atinge as praias do Nordeste há quase dois meses levou a duas prefeituras alagoanas a decretarem situação de emergência. Na última quinta (24), o prefeito de Japaratinga, Júnior Loureiro, expediu decreto, com o intuito de agilizar ações para fazer a limpeza das praias e mangues no município.
Antes dele, Coruripe, no Litoral Sul alagoano já havia expedido decreto no dia 18. O município criou um Comitê Gestor de Crise para organizar as ações de limpeza das praias e monitorar as áreas afetadas. As ações, no entanto, não conseguiram impedir que o petróleo atingisse a foz do rio Coruripe. De acordo com pesquisadores da Ufal, as manchas já atingiram aproximadamente sete quilômetros do rio.
Desde o início de outubro, quanto as manchas começaram a surgir em praias alagoanas, os grupos de trabalho da Ufal e do Ibama relatam que 180 quilômetros do litoral de Alagoas foi atingido pelo desastre ambiental, incluindo as praias de Guaxuma e Pajuçara, onde pequenos fragmentos de petróleo cru passaram a ser encontrados na última sexta-feira (25).
Em Japaratinga, o município afirma que já está utilizando recursos próprios para fazer a limpeza das praias e dos mangues, com a ajuda de voluntários e de maquinário. O decreto de emergência afirma ainda que o desastre ambiental deve ter consequências para a economia da região, que sobrevive principalmente do turismo.
Últimas notícias

Palmeira: 13ª Conferência Municipal de Assistência Social é aberta com participação de autoridades, trabalhadores e usuários do SUAS

Pacientes que utilizam insulina passam a receber caneta reutilizável para o controle do diabetes

Polícia Civil participa de operação interestadual que bloqueou R$ 7 milhões ligados à lavagem de dinheiro e tráfico de drogas

Veículo de aplicativo cai em ribanceira no município de Chã Preta, em Alagoas

Deputado Ricardo Nezinho defende produtores rurais e condena ação do MST em Arapiraca

Polícia Civil apreende jovem por ato infracional análogo ao abuso sexual contra criança em Mata Grande
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
