Renan Filho classifica manchas de óleo como “crime da idade média”
Entidades ambientais articulam ações para minimizar os impactos

O governador de Alagoas Renan Filho (MDB) classificou como 'crime da idade média' o desastre ambiental que assola as praias do Nordeste. A afirmação foi dada em coletiva de imprensa, na manhã desta quinta-feira (17), no Salão de Despachos, no Palácio República dos Palmares, em Maceió.
"O Nordeste brasileiro com a sua receptividade, com as suas belezas naturais, não merece receber óleo nas suas praias. Isso é crime da idade média. Não pode acontecer no século XXI um desastre ambiental dessa natureza", informou Renan Filho.
Na oportunidade, Renan Filho sugeriu ainda que o governo Federal utilize todas as ferramentas ao seu alcance para identificar os culpados, além de pedir a punição ao causador do problema.
"É fundamental que descubra-se de onde vem esse óleo. Aquele que deu causa a esse vazamento deve ser radicalmente punido. Eu sugeria ao governo Federal que utilize todas as suas ferramentas: o Exército, a Abim, a Polícia Federal, as universidades federais, os satélites que o país possui para identificar o que tá dando causa a isso. Aqui nós não podemos fazer esse trabalho, isso é um trabalho para o país, até porque afetou 160 praias em vários estados, não só aqui em Alagoas, mas nós vamos fazer nossa parte, limpar as praias, minimizar o impacto", alertou.
Manchas de óleo
O último relatório do Ibama, atualizado nessa quarta (16), mostra que 23 trechos de praias em 12 municípios alagoanos foram atingidos pelas manchas de óleo. São eles: Feliz Deserto; Maceió; Piaçabuçu; Coruripe; Paripueira; Roteiro; Barra de Santo Antônio; Marechal Deodoro; Passo de Camaragibe; Japaratinga; Barra de São Miguel e; Maragog. A lista ainda não conta com o município Porto de Pedras. Em todo o Brasil, já são 160 praias afetadas.
Veja também
Últimas notícias

Criado há três meses, 'Luau do Sipá' conquista multidão ao som de boa música na orla de Maceió

Prefeita Ceci marca presença no Workshop Masterop Travel 2025 para fortalecer o turismo em Atalaia

Deputada Cibele Moura volta a assumir presidência da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da ALE

Audiência mantém impasse sobre Faixa Verde na orla da Ponta Verde, em Maceió

Defeito no ar-condicionado causou mal-estar em crianças dentro de ônibus escolar

Motociclista derrapa em óleo na pista e colide contra carro no Centro de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
