Sérgio Lira cobra agilidade sobre esclarecimento do vazamento de óleo
Prefeito de Maragogi concedeu entrevista coletiva em Maceió
O prefeito de Maragogi, Fernando Sérgio Lira Neto (PP), cobrou em entrevista coletiva, nesta quinta-feira (31), em Maceió, celeridade das autoridades para o esclarecimento do desastre ambiental do vazamento de óleo que atingiu a cidade turística e os nove Estados do Nordeste há mais de 60 dias. Ele esteve ao lado do secretário municipal de Meio Ambiente, Gabriel Vasconcelos.
O gestor da cidade litorânea também afirmou na oportunidade durante o encontro na sede da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) que as nove praias do município estão limpas e aptas para o banho. Para ele, Maragogi foi o município mais atingido negativamente pela mídia durante esse período.
Sérgio Lira comentou que é preciso mais celeridade para descobrir a origem do vazamento. “Em nenhum desastre dessa natureza, em qualquer parte do mundo e eu tenho como referência a Espanha, o Canadá e o próprio golfo do México, não se demora tanto para esclarecer essas coisas. Não entendo como a gente já levou esses 60 dias e continua sem esclarecimento, realmente causa muita estranheza”, destacou.
O gestor garantiu que o impacto ambiental na cidade só não foi maior porque o governo municipal se antecipou aos fatos. “Nós nos mobilizamos antes. Fizemos estudos, nós nos preparamos antes, tanto é verdade que a gente socorreu nosso município vizinho de Japaratinga. Estávamos todos mobilizados, já sabedores do que vinha e como vinha”, ressaltou.
Sobre custos, Sérgio Lira disse que Maragogi já gastou aproximadamente R$ 150 mil em decorrência do desastre ambiental e que foi registrada queda de 40% no turismo e que o setor representa cerca de 60% do Produto Interno Bruto (PIB) do município. Ele disse também que os recursos recebidos por enquanto se restringem aos planos de contingência.
Sérgio Lira frisou ainda que a Secretaria Municipal de Saúde divulgou uma nota técnica sobre o problema ambiental e que entre as medidas estão, por exemplo, orienta por enquanto não consumir mariscos, caranguejos e ostras nesse período. Ele disse também que governo municipal também está tomando todas providências necessárias.
Confira um vídeo da Prefeitura de Maragogi sobre a realidade atual das praias de Maragogi:
Veja também
Últimas notícias
Vestibulares do Ifal têm inscrições abertas em seis campi
Crianças ficam feridas após caírem da sacada de casarão abandonado no Jaraguá
Justiça decreta prisão temporária de suspeito de matar ex-companheira em Pindorama
Cliente diz ter sido expulsa de loja e caso acaba em demissão
Saiba quem eram as vítimas sequestradas e assassinadas na Grota do Rafael
DMTT regulamenta uso de barreiras plásticas para coibir estacionamento irregular
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
