Sérgio Lira cobra agilidade sobre esclarecimento do vazamento de óleo
Prefeito de Maragogi concedeu entrevista coletiva em Maceió
O prefeito de Maragogi, Fernando Sérgio Lira Neto (PP), cobrou em entrevista coletiva, nesta quinta-feira (31), em Maceió, celeridade das autoridades para o esclarecimento do desastre ambiental do vazamento de óleo que atingiu a cidade turística e os nove Estados do Nordeste há mais de 60 dias. Ele esteve ao lado do secretário municipal de Meio Ambiente, Gabriel Vasconcelos.
O gestor da cidade litorânea também afirmou na oportunidade durante o encontro na sede da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) que as nove praias do município estão limpas e aptas para o banho. Para ele, Maragogi foi o município mais atingido negativamente pela mídia durante esse período.
Sérgio Lira comentou que é preciso mais celeridade para descobrir a origem do vazamento. “Em nenhum desastre dessa natureza, em qualquer parte do mundo e eu tenho como referência a Espanha, o Canadá e o próprio golfo do México, não se demora tanto para esclarecer essas coisas. Não entendo como a gente já levou esses 60 dias e continua sem esclarecimento, realmente causa muita estranheza”, destacou.
O gestor garantiu que o impacto ambiental na cidade só não foi maior porque o governo municipal se antecipou aos fatos. “Nós nos mobilizamos antes. Fizemos estudos, nós nos preparamos antes, tanto é verdade que a gente socorreu nosso município vizinho de Japaratinga. Estávamos todos mobilizados, já sabedores do que vinha e como vinha”, ressaltou.
Sobre custos, Sérgio Lira disse que Maragogi já gastou aproximadamente R$ 150 mil em decorrência do desastre ambiental e que foi registrada queda de 40% no turismo e que o setor representa cerca de 60% do Produto Interno Bruto (PIB) do município. Ele disse também que os recursos recebidos por enquanto se restringem aos planos de contingência.
Sérgio Lira frisou ainda que a Secretaria Municipal de Saúde divulgou uma nota técnica sobre o problema ambiental e que entre as medidas estão, por exemplo, orienta por enquanto não consumir mariscos, caranguejos e ostras nesse período. Ele disse também que governo municipal também está tomando todas providências necessárias.
Confira um vídeo da Prefeitura de Maragogi sobre a realidade atual das praias de Maragogi:
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
