Sérgio Lira cobra agilidade sobre esclarecimento do vazamento de óleo
Prefeito de Maragogi concedeu entrevista coletiva em Maceió
O prefeito de Maragogi, Fernando Sérgio Lira Neto (PP), cobrou em entrevista coletiva, nesta quinta-feira (31), em Maceió, celeridade das autoridades para o esclarecimento do desastre ambiental do vazamento de óleo que atingiu a cidade turística e os nove Estados do Nordeste há mais de 60 dias. Ele esteve ao lado do secretário municipal de Meio Ambiente, Gabriel Vasconcelos.
O gestor da cidade litorânea também afirmou na oportunidade durante o encontro na sede da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) que as nove praias do município estão limpas e aptas para o banho. Para ele, Maragogi foi o município mais atingido negativamente pela mídia durante esse período.
Sérgio Lira comentou que é preciso mais celeridade para descobrir a origem do vazamento. “Em nenhum desastre dessa natureza, em qualquer parte do mundo e eu tenho como referência a Espanha, o Canadá e o próprio golfo do México, não se demora tanto para esclarecer essas coisas. Não entendo como a gente já levou esses 60 dias e continua sem esclarecimento, realmente causa muita estranheza”, destacou.
O gestor garantiu que o impacto ambiental na cidade só não foi maior porque o governo municipal se antecipou aos fatos. “Nós nos mobilizamos antes. Fizemos estudos, nós nos preparamos antes, tanto é verdade que a gente socorreu nosso município vizinho de Japaratinga. Estávamos todos mobilizados, já sabedores do que vinha e como vinha”, ressaltou.
Sobre custos, Sérgio Lira disse que Maragogi já gastou aproximadamente R$ 150 mil em decorrência do desastre ambiental e que foi registrada queda de 40% no turismo e que o setor representa cerca de 60% do Produto Interno Bruto (PIB) do município. Ele disse também que os recursos recebidos por enquanto se restringem aos planos de contingência.
Sérgio Lira frisou ainda que a Secretaria Municipal de Saúde divulgou uma nota técnica sobre o problema ambiental e que entre as medidas estão, por exemplo, orienta por enquanto não consumir mariscos, caranguejos e ostras nesse período. Ele disse também que governo municipal também está tomando todas providências necessárias.
Confira um vídeo da Prefeitura de Maragogi sobre a realidade atual das praias de Maragogi:
Veja também
Últimas notícias
Empreendedora transforma desafio familiar em salão de referência em Girau
Polícia Federal indicia 48 investigados por fraudes em descontos no INSS
Marina JHC celebra transformação de paciente atendida pelo Sorriso da Gente
Ex-funcionária é presa suspeita de desviar R$ 43 mil em vale-alimentação
Inmet emite alerta de chuvas intensas para 54 cidades de Alagoas
Motociclista sofre múltiplas fraturas após acidente na Ponte Divaldo Suruagy
Vídeos e noticias mais lidas
Lojas Mix Mateus em Alagoas passarão a operar com a bandeira Novo Atacarejo
Nova lei reorganiza efetivo da PM de Alagoas; entenda o que muda
Governo de Alagoas entrega restauração da rodovia AL-105 em julho
Duas lojas anunciam encerramento das atividades no Centro de Arapiraca
