Economia brasileira cresce no terceiro trimestre de 2019, diz IBGE
Setores da indústria e serviços foram os principais responsáveis pelo crescimento de 0,6% do PIB do país
A economia brasileira cresceu e chegou a R$ 1,842 trilhão no terceiro trimestre de 2019, segundo os dados do Sistema de Contas Nacionais Trimestrais, divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta terça-feira (3).
O PIB (Produto Interno Bruto), que é a soma de todos os produtos e bens produzidos pelo país, cresceu 0,6% em comparação ao segundo trimestre do ano, influenciado pelo desempenho dos setores de serviços e indústrias.
A agropecuária teve a maior alta, com crescimento de 1,3%, seguida pela indústria, 0,8%, e pelos serviços, 0,4%.
O crescimento na indústria se deve às indústrias extrativas e à construção (1,3%). Em contrapartida, a eletricidade e gás, água, esgoto, atividades de gestão de resíduos e indústrias de transformação recuaram.
Já no setor de serviços, os resultados foram positivos nas atividades finaceiras, de seguros e serviços relacionados, no comércio, informação e comunicação e atividades imobiliárias.
As atividades de transporte, armazenagem e correio e administração, defesa, saúde e educação públicas e seguridade social tiveram queda no período.
O PIB acumula crescimento de 1% de janeiro a setembro deste ano e, nesta comparação, a agropecuária cresceu 1,4%, assim como a indústria (0,1%) e serviços (1,1%).
Comparação com 2018
A economia brasileira teve crescimento de 1,2% em comparação ao terceiro trimestre de 2018.
A agropecuária também lidera o crescimento, com 2,1%, principalmente pelo desempenho de produtos com safra relevante no período, como milho e algodão herbáceo.
A indústria cresceu 1% e a construção, 4,4%, em sua segunda alta após vinte trimestres consecutivos de queda, nesta comparação. As indústrias extrativas também cresceram (4,0%), puxadas pela extração de petróleo e gás.
A atividade de eletricidade e gás, água, esgoto, atividades de gestão de resíduos cresceu 1,6%, favorecida pelo efeito das bandeiras tarifárias.
Já as indústrias de transformação recuaram 0,5%, influenciadas, principalmente, pela queda da fabricação de celulose, papel e produtos de papel; Fabricação de produtos químicos; farmacêuticos e metalurgia.
Veja também
Últimas notícias
Palmeira dos Índios é única cidade de Alagoas a receber Prêmio de Inclusão Socioeconômica em Brasília
Penedo sedia encontro nacional dos Conselhos Municipais de Educação
Famílias de São Sebastião são beneficiadas com títulos de propriedade de imóveis
PL de Renan Calheiros avança no Senado com linha de crédito especial para produtores rurais endividados
Polícia desmancha depósito e apreende mais de 18kg de drogas no bairro São Luiz em Arapiraca
João Vicente explica escolha de Tino Marcos para novo projeto do Porta
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem é expulso após ser flagrado se masturbando dentro de academia de Arapiraca
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Mototaxista é assassinado a tiros em São Luís do Quitunde
