Em 2019, Detran bate recorde de exames de direção realizados em Alagoas
Até o mês de novembro deste ano, foram executados 71.009 exames de direção veicular
Com o objetivo de dar celeridade aos serviços prestados à população alagoana, o Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) bateu o recorde de exames de direção realizados na capital e no interior do estado. Conforme dados fornecidos pela Chefia de Controle de Condutores (CHCC) em 2017 e 2018, respectivamente, foram realizados 56.498 e 64.430 testes. Já em 2019, até o mês de novembro, foram executados 71.009 exames.
Um ponto positivo que contribuiu com o aumento foi a ampliação do número de vagas para a categoria “B” ocorrida em janeiro, iniciativa que partiu do atual gestor, Adrualdo Catão, em parceria com técnicos das áreas operacionais que também colaborou com a redução do tempo de espera dos candidatos à prova.
O diretor-presidente do Detran/AL comemora o aumento dos exames realizados e reforça o principal objetivo da gestão que é facilitar e oferecer maior comodidade aos usuários dos serviços do órgão.
“Essa é apenas mais uma conquista fruto de um trabalho feito em equipe. O foco é simplificar cada vez mais os serviços prestados à sociedade. Logo que cheguei, percebi que havia uma demanda na parte do atendimento relacionada ao prazo de marcação da banca examinadora e ao exame prático de direção. Imediatamente me reuni com os técnicos da chefia responsável e reorganizamos o processo para diminuir o prazo de espera retomando os exames no período da tarde”, explica o gestor.
Atualmente, a Subchefia de Avaliação de Candidatos e Condutores é composta por 24 examinadores de trânsito. As exigências para ser integrante da equipe são: Ser servidor público efetivo, ter formação acadêmica superior e curso de examinador de trânsito.
REFERÊNCIA NACIONAL
O Detran/AL é referência em vários serviços relacionados ao processo de condutores e a banca examinadora se destaca pela segurança no sistema de validação biométrica e também a tecnologia empregada nos exames da capital com uso de tablet pelos avaliadores e resultado on-line do teste.
O chefe de controle de condutores da autarquia, Wilton Costa, observa que a tecnologia agrega valor, eficácia e segurança, mas o comprometimento humano com a eficiência e impessoalidade na avaliação é o grande destaque na prestação do serviço para sociedade.
PROCESSO DE FORMAÇÃO
Durante a prova prática, os examinadores analisam o conhecimento prático dos alunos que já foram considerados aptos nos exames médicos e psicológicos, e que também já concluíram a carga horária de aulas práticas e teóricas ministradas pelo Centro de Formação de Condutores de sua escolha.
De acordo com dados da Banca Examinadora do Detran/AL, de janeiro a novembro deste ano, 52,26% dos candidatos à categoria “B” foram aprovados na prova prática e 47,73% foram reprovados.
Para Lúcia Eliziário, examinadora de trânsito do Detran/AL e Psicóloga, o papel de avaliar exige muita responsabilidade, ética e comprometimento com a profissão.
“Amo o que faço, amo ser examinadora. Por também ser psicóloga tenho uma facilidade maior em entender o ser humano como um todo. Sabemos que a CNH é como se fosse uma segunda carteira de trabalho, muitos estão no processo de obtenção porque precisam dela para conseguir um emprego. Todos os dias tentamos desmistificar a imagem de que o examinador somente está ali para sabotar ou prejudicar o candidato. Nosso objetivo é tratá-lo da melhor maneira possível, pois sabemos que é um momento de tensão e auto cobrança para a maioria deles”, ressalta Lúcia.
O Detran/AL reforça que a boa formação do condutor é fundamental para a conquista da CNH, além de o controle da ansiedade e do nervosismo que contribuem para a aprovação.
A autarquia orienta, ainda, que antes de iniciar o processo, o usuário deve observar se o CFC escolhido está credenciado junto ao departamento de trânsito, buscando informações junto aos órgãos de controle e de defesa ao consumidor também.
Atualmente, em Alagoas, 110 CFC’s estão credenciados e aptos para oferecerem o serviço. Para ter acesso a lista das empresas basta acessar o site www.detran.al.gov.br e clicar na área “habilitação”.
No endereço eletrônico, também é disponibilizado o ranking das autoescolas que contém a listagem de aprovação e reprovação dos candidatos à obtenção da CNH nos exames teóricos e práticos especificados por CFC.
Veja também
Últimas notícias
Alfredo Gaspar garante R$ 816,4 mil em investimentos para a região Norte de Alagoas
Com mais de 1.400 romeiros, São Sebastião realiza grande romaria em Juazeiro do Norte
Idoso atropelado em Maragogi aguarda cirurgia após material hospitalar acabar, diz família
Mulher é presa após agredir policial e causar confusão em via pública no Benedito Bentes
Mendes manda PF apurar suposta espionagem contra secretário do Recife
Prova da CNH: baliza deixa de ser obrigatória em 10 estados brasileiros, e serão 11 em fevereiro
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
