Ministério interdita cervejaria em MG após contaminação
Substância não integra processo de fabricação, diz Backer
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento fechou nesta sexta-feira, 10, a Cervejaria Backer, na capital mineira, empresa responsável pela produção da marca Belorizontina. Laudo da Polícia Civil divulgado nesta quinta-feira, 9, aponta a presença da substância dietilenoglicol em garrafas da bebida consumida provavelmente, segundo as investigações, na segunda quinzena de dezembro no bairro Buritis, região oeste da cidade. Em nota, a força-tarefa que investiga os casos de contaminação afirma que o número de vítimas subiu para dez, com um morto e nove pessoas internadas.
O Ministério da Agricultura afirma que a decisão de fechamento da fábrica foi tomada "diante do risco iminente à saúde pública". A pasta afirma que a medida foi tomada de forma "cautelar" e que "foram determinadas ações de fiscalização para a apreensão dos produtos que ainda se encontram no mercado". As garrafas contaminadas pertencem aos lotes L1 1348 e L2 1348.
Conforme o ministério, "auditores fiscais federais agropecuários - nas especialidades farmacêutica, química e de engenharia agronômica - prosseguem apurando as circunstâncias em que ocorreram a contaminação verificada pelas autoridades policiais nos lotes indicados, a fim de dar pleno esclarecimento à população dos fatos".
A nota diz ainda que "análises laboratoriais seguem sendo realizadas nas amostras coletadas pela equipe de fiscalização das superintendências federais de agricultura". Segundo o ministério, "mais de 16 mil litros de cervejas foram apreendidos cautelarmente".
Mais vítimas
A força-tarefa que investiga as causas da contaminação da cerveja informou no início da noite de hoje que o número de vítimas é de 10, com uma morte e nove internações. Os dois novos casos também seriam de Belo Horizonte. Os números informados anteriormente eram de uma morte e sete internações. Integrantes da força-tarefa não informaram quando houve as novas notificações. Até o momento foram concluídos exames em três pacientes internados. Nos três casos houve a confirmação para o dietilenoglicol. Entenda os efeitos da substância no corpo humano.
Substância não integra processo de fabricação, diz Backer
Em notas divulgadas nesta sexta, 10, a Backer, cuja fábrica fica na capital, afirma que "a substância dietilenoglicol não faz parte de nenhuma etapa do processo de fabricação de seus produtos, inclusive da Belorizontina". A empresa afirma reiterar "que continua colaborando com as autoridades e que se solidariza com as famílias envolvidas".
A cervejaria diz que os lotes L1-1348 e L2-1348, aos quais pertenciam as cervejas contaminadas, "serão recolhidos diretamente nos domicílios dos consumidores, em horário agendado". Para isso, conforme a empresa, "os clientes devem ligar para o telefone (31) 99536-4042, exclusivo para esse procedimento". A cervejaria afirma ainda que "aguarda a conclusão das investigações" e que "reforça seu compromisso com a qualidade dos seus produtos".
As notas afirmam ainda que o recolhimento das cervejas ocorrerá mesmo que as garrafas não sejam dos lotes dois quais saíram a o produto contaminado. "Para o bem-estar e conforto de seus clientes, comunica que irá recolher, caso seja de interesse do consumidor, outros lotes da cerveja Belorizontina, mesmo que não sejam os lotes L1-1348 e L2-1348, a partir de segunda-feira, 13 de janeiro. Neste caso, o cliente, de porte do cupom fiscal da compra, deve procurar o estabelecimento comercial onde adquiriu o produto e fazer a devolução. O cliente será ressarcido no momento da devolução", diz o texto.
Veja também
Últimas notícias
Ônibus que saiu de Arapiraca e tombou em MG era clandestino e acumulava cerca de 30 autuações
Presidente da AMA defende uso de avaliações externas como estratégia de gestão educacional
Polícia Civil prende condenado por tráfico de drogas em Craíbas
Associação Comercial de Maceió oferece atendimento gratuito para regularização de MEI
Em oitiva de Felca, promotor cobra juiz: “partes perguntam primeiro”
Homem é preso por receptação e adulteração de sinal identificador em União dos Palmares
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
