AMA vai reunir bancada alagoana para defender municípios da extinção
Presidente Pauline Pereira esteve reunida com o senador Renan Calheiros
Com base em relatório técnico da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), que aponta a viabilidade dos municípios, contra dispositivo da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 188/2019, que prevê, dentre outros pontos, a extinção de municípios, a presidente da AMA, prefeita Pauline Pereira, pediu apoio ao senador Renan Calheiros, em nome dos cinco prefeitos de Alagoas, representados no encontro pela prefeita Paula Santa Rosa, de Belém.
Ao mostrar a importância da manutenção das cidades que seriam incorporadas a outros entes vizinhos, Pauline Pereira mostrou as graves consequências com a possível extinção dos municípios. Segundo o levantamento, a extinção traria perdas de R$ 7 bilhões anuais na arrecadação de 1.820 localidades envolvidas no país, além de impactos sociais.
“Não se pode enterrar a história do povo de cidades que o governo federal considera inviáveis”, disse a prefeita Paula. Belém, Pindoba, Mar Vermelho, Jundiá e Feliz Deserto estão na lista.
Durante a visita do senador Renan Calheiros, a presidente também anunciou reunião com a bancada para a próxima segunda feira (9), para tratar desse assunto e também da pauta prioritária municipalista. A AMA e demais Entidades Municipalistas querem chegar à Marcha deste ano, com um posicionamento dos parlamentares.
O Senador garantiu que vai trabalhar e ficar atento as votações para que os municípios não sejam prejudicados.
São 14 pautas que tramitam no Congresso e em várias comissões a favor dos municípios como a cessão onerosa , Reforma da Previdência,1 % do FPM( apoio financeiro aos municípios), permanência do Fundeb, Reforma Tributária, marco do Saneamento entre outros.
Este ano pode ser considerado um divisor para o movimento municipalista, em razão de pautas históricas estarem em discussão. É um momento que requer ainda mais vigilância de todos os municipalistas para essas pautas, conclui a presidente.
Veja também
Últimas notícias
Governo do Estado antecipa salários de servidores para esta quarta-feira
Corpo é encontrado em Maceió e pode ser de jovem desaparecido no Vergel do Lago
Homem é preso com arma em bar de Maceió e mostra carteira de estágio da OAB para se livrar
[Video] Cibele Moura celebra implantação de ensino bilíngue em escola de Paripueira
[Vídeo] Polícia prende em São Paulo acusado de latrocínio ocorrido no Sertão de Alagoas
Madrasta que jogou enteado do 4º andar enquanto ele dormia começa a ser julgada em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
Planalto confirma 13º infectado em comitiva com Bolsonaro
Indústria brasileira do setor alimentício terá fábrica em Rio Largo
