Justiça

Defensoria Pública recomenda à Equatorial restabelecer serviços digitais pelo site

Recomendação visa resguardar saúde e segurança do consumidor e evitar deslocamento para atendimento presencial

Por Assessoria 25/03/2020 10h10
Defensoria Pública recomenda à Equatorial restabelecer serviços digitais pelo site
Defensoria Pública do Estado - Foto: Ascom / DPE

A falta de funcionalidade de diversos serviços no site da Equatorial levou a Defensoria Pública do Estado de Alagoas hoje, 24, a recomendar que a Equatorial ative e coloque em pleno funcionamento e em efetiva disponibilidade e estabilidade todos os canais e serviços de acesso online/remoto através do sítio eletrônico (site) da Equatorial Energia Alagoas, a fim de evitar a necessidade de deslocamento do consumidor a atendimento físico em agência da Equatorial Energia Alagoas.

A Recomendação, protocolizada hoje, foi feita pelos defensores públicos do Núcleo de Direitos Coletivos Fabrício Leão Souto e Isaac Vinicius Costa Souto e dá o prazo de três dias para providências e cumprimento, além de cinco dias para resposta, sob pena de adoção de medidas mais enérgicas. 

“São 25 serviços anunciados como disponíveis e que estão sem funcionar há algum tempo. Quem for na aba ‘serviços’ e ‘outros serviços’ verá essa lista, inclusive com alguns urgentes, a exemplo da reclamação por falta de energia, poste quebrado, religação de unidade consumidora, desligamento, selagem, etc. Tais serviços estão anunciados e obriga a empresa a disponibilizá-los efetivamente. Em primeiro lugar, queremos preservar a saúde do consumidor em tempos do risco do coronavírus, e também evitar um deslocamento desnecessário, poupando e respeitando o tempo do consumidor, já que existe a alternativa pelo site. Tem de funcionar. Isso inclusive preserva também os funcionários da própria Equatorial e evita aglomeração nos postos de atendimento presencial”, destaca o defensor público Fabrício Leão Souto.

Com a medida, ainda em caráter extrajudicial, a Defensoria Pública visa proteger o consumidor da ida a um atendimento físico ou presencial, preservando-lhe de expor a aglomerações frente ao risco de contaminação do coronavírus, além de lhe poupar tempo e custos do descolamento

Ainda na Recomendação, a Defensoria Pública do Estado de Alagoas solicita que a Equatorial Energia Alagoas forneça a cada consumidor o comprovante de recebimento do registro de
solicitação ou reclamação através do acesso ao sítio eletrônico (site) da Equatorial
Energia Alagoas.