Covid-19: quais são os cuidados para pessoas com doenças respiratórias
Médicos infectologistas aconselham que pessoas com asma e bronquite crônica redobrarem atenção com higiene
Um artigo publicado na última semana pelo portal Science Alert aponta para os cuidados dos portadores de asma durante a pandemia do novo coronavírus. O R7 ouviu médicos especialistas para saber quais cuidados devem ser tomados nesses casos.
Munir Ayub, infectologista e consultor da SBI (Socidedade Brasileira de Infectologia), alerta que os pacientes portadores de doenças respiratórias tendem a ter quadros mais graves quando infectados pela covid-19.
Segundo o especialista, o cuidado deve ser ainda maior e restrito ao se evitar aglomerações, ambientes fechados e o hábito do tabagismo, além de manter as medicações anteriormente prescrita por um médico. Também valem como fator de proteção, destaca Ayub, a vacina contra a gripe.
O infectologista Luis Fernando Waib, também da SBI, toma cuidado ao falar dos diferentes grupos de doenças respiratórias, e pontua que não há grandes preocupações para quem sofre com rinite, por exemplo.
Aos que sofrem com DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica), asma e bronquite, Waib endossa a orientação de Munir Ayub para que não saiam de casa. Quando a saída se fizer necessária, dá as seguintes dicas:
“Se tem de sair, como ao mercado ou à farmácia, tome todos os cuidados em relação à higienização frequente das mãos e não tocar o rosto. E evite ao máximo as aglomerações”, afirma. O médico avalia o uso de máscaras somente como uma medida complementar às outras indicadas por ele.
O infectologista Renato Grinbaum considera que, embora os cuidados dos portadores dessas doenças tenham semelhanças aos de outras pessoas, a atenção tem que ser redobrada: “se alguém com doença pulmonar tem piora nos sintomas, deve procurar ajuda de um médico ou serviço de urgência, porque a piora pode ser causada pelo novo coronavírus”
Se um portador dessas doenças tiver sintomas gripais, o conselho de Luis Fernando Waib é não entrar em pânico. Ele orienta as pessoas a medirem a temperatura, anotarem o dia de início dos sintomas e, se os sintomas forem leves, gerenciarem a situação de casa.
”Se a tosse piorar ou houver falta de ar, procurem um médico. Às pessoas que iniciam o quadro gripal e têm de ir ao pronto socorro, não se esqueçam de ir ao hospital de máscara, para proteger as pessoas ao redor”, conclui.
Veja também
Últimas notícias
Homem é preso acusado de agredir companheira e desacatar agentes do Ronda no Bairro em Maceió
Condenada por golpes contra idosos e lavagem de dinheiro é presa em Igaci
Corpo de Bombeiros adquire 12 câmeras termográficas para o combate a incêndios em Alagoas
Caso Marielle: Cármen Lúcia vota e STF tem maioria para condenar irmãos Brazão
José Dirceu resiste a nome de Renan Filho para chapa de Lula
Dois secretários de Paulo Dantas deixam o governo em abril para disputar as eleições
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
Planalto confirma 13º infectado em comitiva com Bolsonaro
Indústria brasileira do setor alimentício terá fábrica em Rio Largo
