Prefeito Sérgio Lira autoriza reabertura das atividades comerciais de Maragogi
Estabelecimentos estarão abertos a partir do dia 1º de maio
O prefeito de Maragogi, Fernando Sérgio Lira Neto (Progressistas – PP), autorizou a reabertura das atividades comerciais do município turístico do litoral Norte de Alagoas a partir do dia 1º de maio. As medidas foram publicadas no Diário Oficial dos Municípios (DOM) desta quinta-feira (23). Porém, as medidas de higiene devem ser adotadas rigorosamente por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).
A Prefeitura de Maragogi publicou o decreto número 016/2020 que prorroga as medidas de prevenção ao vírus até o dia 15 do próximo mês. Mas o prefeito informou que a partir do dia 1º de maio (feriado do Dia do Trabalho) os estabelecimentos comerciais vão poder reabrir diariamente (exceto aos domingos) das 6h às 17h (farmácias estão autorizadas a estender o horário até o período noturno e abrir aos domingos).
O decreto informa também que os estabelecimentos podem reabrir, porém, torna-se obrigatório o uso de máscaras para clientes e funcionários, bem como respeitar as orientações de higiene, com o uso do álcool em gel 70% e distância mínima de 1,5m entre objetos e pessoas.
Pelo decreto, podem funcionar: bares, restaurantes, lanchonetes e estabelecimentos congêneres (esses exceto no período noturno); lojas ou estabelecimentos que pratiquem o comércio ou prestem serviços de natureza privada; galerias, centros comerciais e estabelecimentos congêneres, salvo quanto a supermercados, farmácias e locais que prestem serviços de saúde no interior dos referidos estabelecimentos.
Outra medida importante que traz o decreto é que fica liberado a partir de 1º de maio a metade da frota do transporte interno urbano, e é obrigatório o uso de máscaras para os passageiros e manter abertas as janelas do veículo; também fica liberado os passeios de buggy nas vias internas do município, sendo proibido transitar na via estadual, a rodovia AL 101 Norte.
Aglomerações
Os órgãos e repartições públicas, os locais privados com fluxo superior a dez pessoas de forma simultânea, deverão adotar as seguintes medidas ao público em geral: disponibilizar álcool em gel 70%, nas suas entradas e acessos de pessoas; o uso obrigatório de máscaras na área urbana do município; um distanciamento mínimo nas áreas de uso comum de 1,5mentre pessoas e objetos (cadeiras, meses, bancos, filas e etc.) e nos corredores dos bancos e lotéricos ou similares; e orienta-se o uso do hipoclorito de sódio (água sanitária), de 25ml a cada 1l de água, para higienizar superfícies como pisos, balcões, banheiros e os alimentos (frutas e verduras).
Permanecem proibidos
Eventos esportivos, de lazer, artísticos, culturais, acadêmicos, políticos, científicos, comerciais, religiosos e outros com concentração de pessoas, em locais abertos superior a 30 pessoas em eventos abertos e dez pessoas em eventos fechados; as atividades com grupos de idosos, associações, atividades de oficinas de famílias, serviços de convivência e fortalecimento de vínculos; as atividades noturnas de bares e restaurantes, danceterias, boates e similares; templos, igrejas e demais instituições religiosas, de qualquer doutrina, fé ou credo; academias, receptivos, centros de ginástica e estabelecimentos similares; hostel e albergues que possuem cômodos compartilhados.
Aulas permanecem suspensas
A Prefeitura de Maragogi decidiu que fica prorrogada a suspensão das aulas presenciais nos estabelecimentos de ensino da rede pública municipal e particular a partir da do dia 23 de março, segunda-feira, até o dia 31 de maio de 2020, ou até novas orientações. A rede municipal de ensino, de forma gradual, deverá dar início ao retorno das aulas a partir de 1º de junho. Todas as medidas estão na edição do hoje do Diário Oficial, que pode ser acessado por emi odo site: www.diariomunicipal.com.br/ama/ .
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
