Geral

População faz super aglomeração diária na Casa Lotérica de Matriz de Camaragibe

Segundo a Sesau, a cidade tem um óbito registrado por coronavírus

Por Maurício Silva 28/04/2020 08h08
População faz super aglomeração diária na Casa Lotérica de Matriz de Camaragibe
População faz super aglomeração diária na Casa Lotérica de Matriz de Camaragibe - Foto: Cortesia

Uma cena se tornou comum nesse período de pandemia do novo coronavírus em Matriz de Camaragibe: uma super aglomeração se forma diariamente na única casa lotérica da cidade. A fila começa a se formar durante a madrugada. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), o município tem uma morte registrada pela doença.

Na manhã desta terça-feira (28), a cena é formada por uma grande aglomeração na Praça Bom Jesus, no Centro da cidade, por conta das pessoas que vão precisar dos serviços ofertados pela lotérica. A grande maioria das pessoas não está usando máscaras. O Governo do Estado determinou que uso de máscaras passou a ser obrigatório nos estabelecimentos comerciais de Alagoas.

Na manhã do último domingo (26) a população denunciou ao 7Segundos que um guarda municipal está garantindo lugar na fila para outras pessoas, abusando do poder, mesmo sem enfrentar o sereno noturno. A manobra feita pelo servidor vem revoltando a população que enfrenta a fila desde a madrugada.

As filas nas lotéricas e agências da Caixa Econômica Federal (CEF) são por conta do pagamento do auxílio emergencial, o coronavoucher, por parte do governo federal, aos trabalhadores autônomos,  informais, microempreendedores individuais (MEI´s) e beneficiários do Bolsa Família.

Morte

No mesmo dia 26 de abril, o Governo do Estado informou que uma mulher de 68 anos de idade se tornou a primeira vítima vital do novo coronavírus na cidade de Matriz de Camaragibe. Segundo o prontuário médico, a mulher era diabética e cardiopata. Os familiares estão contestando que a causa foi por Covid-19.

O que diz a Caixa

A Caixa Econômica Federal (CEF) comunicou que não é necessária corrida às agências ou casas lotéricas para cadastramento, consulta ou saque do Auxílio Emergencial. O cadastramento pode ser realizado digitalmente pelo aplicativo CAIXA | Auxílio Emergencial e pelo site auxilio.caixa.gov.br. O acompanhamento da solicitação está disponível somente pelo site e pela central telefônica exclusiva 111. É possível conferir, inclusive, se o cadastro para receber o benefício foi aprovado.