Ufal, Sintufal e Adufal fazem apelo à sociedade sobre distanciamento social
Fórum de Diretores de Unidades Acadêmicas também subscreve a nota

Em meio à pandemia do coronavírus e ao agravamento da situação em Alagoas, com o crescente número de infectados e de vítimas fatais, a Universidade Federal de Alagoas, o Fórum de Diretores das Unidades Acadêmicas, o Sindicatos dos Trabalhadores (Sintufal) e a Associação dos Docentes (Adufal) emitem nota de apelo à sociedade para manutenção do distanciamento e do isolamento sociais. A instituição e as entidades representativas destacam apoio irrestrito às orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS), da Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau) e secretarias municipais de Saúde.
A gestão da Universidade, o Fórum dos Diretores, o Sintufal e a Adufal deixam explícito que o isolamento é a solução mais eficaz para combater a pandemia e evitar o colapso do sistema de saúde. “... com bases em estudos científicos desenvolvidos por pesquisadores da instituição e da comunidade científica mundial e, após ouvida a Comissão de Gerenciamento da Covid-19 da Ufal, reafirmamos a necessidade do isolamento/distanciamento social como forma indispensável de combate à propagação da covid-19”, diz a nota.
Leia abaixo a íntegra do documento:
Nota à sociedade sobre o enfrentamento da covid-19
Devido à pandemia decorrente do novo coronavírus, classificada como emergência de saúde pública internacional, em face das informações oficiais que comprovam crescente número de casos confirmados em todo Brasil, chegando a milhares de óbitos no país e o crescimento exponencial de infectados e de óbitos no Estado de Alagoas, a Ufal manifesta seu irrestrito apoio às orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS), da Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau) e Secretarias Municipais de Saúde que visam conter o avanço da covid-19.
Assim, assevera que manter a suspensão das atividades acadêmicas presenciais respeita as evidências científicas que apontam para a necessidade do isolamento social como solução mais eficaz para combater a pandemia e evitar o colapso do sistema de saúde.
A Ufal continua desenvolvendo atividades de pesquisa, extensão e gestão administrativa que são estratégicas para o enfrentamento à covid-19, sempre considerando as medidas de segurança, utilizando-se, quando possível, de ferramentas digitais para a realização da articulação intersetorial e de outros mecanismos favoráveis ao distanciamento social. Ademais, a comunidade acadêmica da Ufal está diretamente envolvida no combate à covid-19 em várias frentes, desde a produção de saneantes e máscaras, até a participação direta nas ações de testagem do vírus, além de estudos científicos sobre impactos do isolamento, impactos pós-pandemia, entre outras atividades. O Hospital Universitário Professor Alberto Antunes está também cumprindo o seu papel de zelar pela vida do cidadão alagoano, tendo criado uma Unidade Covid-19 específica para enfrentamento da pandemia.
Desse modo, com bases em estudos científicos de desenvolvidos por pesquisadores da instituição e da comunidade científica mundial e após ouvida a Comissão de Gerenciamento da Covid-19 da Ufal, reafirmamos a necessidade do isolamento/distanciamento social como forma indispensável de combate à propagação da Covid-19.
Reiteramos nosso compromisso com a Educação Pública e de Qualidade, sempre primando pela VIDA!
Assinam a nota:
Fórum dos Diretores da Ufal
Adufal
Sintufal
Reitoria da Ufal
Veja também
Últimas notícias

Músicos arapiraquenses criam projeto "Os Poetas Estão Vivos" para homenagear grandes nomes do rock nacional

Deputado Fabio Costa cobra justiça por Daniela, jovem violentada que ficou com sequelas no interior de Alagoas

Polícia cumpre mandado de busca e apreensão em Olho d’Água das Flores

Quarta edição da FliPenedo acontece de 09 a 12 de abril

Secretaria de Saúde de Penedo presta contas ao Conselho Municipal de Saúde

Programa Saúde Até Você leva assistência médica ao Trapiche da Barra nesta sexta-feira
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
