Alagoas

Projeto CITox da Ufal esclarece dúvidas sobre substâncias tóxicas e saúde

O projeto CITOX tem o objetivo de difundir informações toxicológicas sobre agentes tóxicos

Por Assessoria 29/04/2020 14h02
Projeto CITox da Ufal esclarece dúvidas sobre substâncias tóxicas e saúde
Projeto - Foto: Reprodução

A toxicologia é uma ciência que tem ganhado espaço no cenário da saúde pública brasileira e mundial. O CITox (Centro de Informações Toxicológicas), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), é um projeto de extensão que tem por objetivo divulgar e fornecer informações toxicológicas, que envolvam casos de intoxicação provocados por drogas psicoativas, medicamentos, agrotóxicos, cosméticos, animais peçonhentos ou quaisquer outras substâncias potencialmente agressivas para o ser humano.  

O CITox foi instituído em 2009, pela Profa. Dra. Aline Fidelis, e é o principal mecanismo de atuação em pesquisa e extensão do Grupo de Pesquisa em Toxicologia (GPTox/CNPq). O projeto promove a disseminação de informações toxicológicas nas escolas públicas e privadas de Alagoas, e mantém um relacionamento online com os alunos, professores, e toda sociedade, esclarecendo dúvidas toxicológicas por meio das redes sociais (@citoxufal).

“A sala de aula é um lugar frutífero. Os estudantes são multiplicadores e a troca de experiências com a família, professores e a comunidade escolar, promove um impacto positivo na  dissiminação de informações”. Afirmou a Profa. Dra. Aline Fidelis, coordenadora do projeto CITox.
    
O “CITox-Ufal nas Escolas” é a atuação do projeto que permite que os alunos debatam sobre o conhecimento acadêmico-científico e, além disso, se posicionem como disseminadores do conhecimento para seus pais e demais membros das suas comunidades. O CITox envolve a atuação de estudantes de graduação, em especial da disciplina de Toxicologia do curso de Farmácia, e de estudantes do mestrado (PPGCF-Ufal), do Instituto de Ciências Farmacêuticas – ICF, além de docentes da Ufal e parcerias estratégicas com docentes de outras IES.

Em decorrência da crise mundial da pandemia causada pelo coronavírus (COVID-19), as visitas do CITox às escolas foram suspensas. Contudo, o projeto continua mantendo o vínculo com os alunos através da internet, realizando ciclos de informações  toxicológicas delimitadas por temas ou grupos de substâncias potencialmente tóxicas. O tema analisado da semana é os saneantes sanitários ou produtos de limpeza e seus possíveis efeitos tóxicos ao ser humano.