Por que é saudável tomar sol durante o isolamento social
Saiba quantos minutos diários são suficientes, quais são os benefícios da prática
Estar saudável durante a pandemia do coronavírus é uma preocupação justa e comum mesmo àqueles que não estão em grupos de risco. Se não impede a infecção, o sistema imunológico em bom funcionamento oferece melhor resposta do corpo à doença. Este cenário joga luz sobre a importância da vitamina D e dos benefícios de um ato tão simples como tomar sol.
Quantos minutos diários de raios rolares, em que partes do corpo, quais benefícios da prática e o que fazer ao se os níveis da vitamina estiverem baixo são algumas das principais dúvidas das pessoas que nesta quarentena se inquietam por uma vida mais saudável.
Anelise Roskamp Budel, dermatologista da Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná, explica que os banhos de sol ajudam na síntese da vitamina D, que por sua vez modula a resposta do corpo às reações inflamatórias, auxiliando na resposta antimicrobiana.
Para atingir a quantidade diária necessária, indica Roskamp, “de dez a 15 minutos de sol diários são suficientes, com exposição de um terço da superfície do corpo, como braços e pernas”.
Como saber se os meus níveis de vitamina D estão adequados?
A necessidade pela sintetização de vitamina D possui níveis variáveis a partir de características como idade, condições de saúde e até latitude, explica Anelise.
Há, também, perfis com maior de carência da vitamina: gestantes, recém-nascidos, idosos, adolescentes e portadores de doenças como cardíacas, inflamatórias e cânceres.
Para saber o quanto se sintetiza de vitamina D e o quanto esses cuidados devem receber maior atenção, a dermatologista recomenda a procura por orientação médica, inclusive para o consumo de cápsulas. “Pode ser necessário o uso suplementar, mas a critério médico. Evite automedicação”, aconselha.
Anelise faz questão de ressaltar, porém, que a síntese de vitamina D deve ocorrer em todas as idades. E, quando ela é insuficiente, a forma de se repor varia para cada caso e perfil, “por isso deve ser orientada pelo médico”.
Últimas notícias
Maragogi: Ministério Público cobra retirada imediata das barracas no Caminho de Moisés
Sistema Socioeducativo de Alagoas recebe 1º ciclo de audiências concentradas de 2026
Inmet alerta para chuvas intensas e ventos fortes em 47 municípios de Alagoas
Polícia aguarda laudo do IML e audiência para ouvir menina autista sobre suspeita de abuso
Polícia Civil prende mulher investigada por estelionato em São Miguel dos Campos
Programa Peixe do Povo garante distribuição de mais de 100 toneladas de peixe em Rio Largo
Vídeos e noticias mais lidas
Mistério em Arapiraca: saiba quem era o empresário morto a tiros em condomínio
Carlinhos Maia é condenado a pagar R$ 200 mil por piada sobre má-formação óssea
Cunhado de vereador é encontrado morto a tiros dentro de condomínio em Arapiraca
Subcomandante de unidade da PM de AL é denunciado por agredir a esposa, também policial militar
