Prefeito de Matriz propõe que aposentados contribuam com previdência
Projeto também prevê aumento da alíquota para servidores ativos

O prefeito de Matriz de Camaragibe, Anderson Bolevard (PSD), enviou neste mês de maio o Projeto de Lei nº 02/2020 para a Câmara Municipal para que os aposentados e pensionistas pela prefeitura também contribuam com a Previdência Social do Município. A proposta também prevê um aumento da alíquota de 11% para 14% para os servidores da ativa.
Anderson Bolevard justificou no documento enviado à Câmara Municipal que o projeto que altera as regras do regime próprio de previdência será necessário porque a Reforma da Previdência já foi promulgada no âmbito federal e estadual. Ele alega que os municípios são obrigados a realizar suas reformas.
Pelo projeto do prefeito, a contribuição previdenciária do servidor ativo passará a ser de 14% para qualquer dos poderes do município, suas autarquias e fundações, o valor da alíquota atual é de 11%. Além disso, o projeto propõe que os aposentados e pensionistas também contribuam com 14% incidente sobre a parcela de aposentadoria e das pensões concedidas.
O Projeto de Lei nº 02/2020 diz ainda que aos poderes do município, suas autarquias e fundações caberão custear os seguintes benefícios: os afastamentos por incapacidade temporária (auxílio doença); salário-maternidade; auxílio-reclusão e salário-família passarão a ser benefícios sociais e passarão a ser custeados pelo tesouro municipal.
Câmara
O presidente da Câmara Municipal, Antônio Policial (MDB), confirmou que o projeto do Executivo já foi lido e passará paras as comissões de Constituição e Justiça e Finanças. O vereador disse também que a Casa Legislativa está fazendo sessões virtuais por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Mas ele disse que vai estudar uma forma para que haja uma audiência pública para ouvir a sociedade.
O vereador Dedi Evangelista (MDB) disse que já tem uma posição formada sobre o projeto, independente de pedido. “Nem imagino votar de outra forma, a não ser, contra. Já sou contra de imediato. Não podemos ser contra os servidores, principalmente os inativos”, afirmou.
Para o projeto ser aprovado, basta a maioria simples dos votos, seis votos. Atualmente o prefeito Anderson Bolevard encontra uma oposição formada por seis parlamentares: Antônio Policial, Dedi Evangelista, Rosi Pousada, Silvaneide, Leunam e Júnior Monange. O 7Segundos tentou contato com a assessoria de comunicação da Prefeitura de Matriz de Camaragibe para obter mais posicionamentos sobre o projeto, mas o órgão não respondeu.
Veja também
Últimas notícias

Hospital de Emergência promove sensibilização para reforço da vigilância epidemiológica
Cenipa investiga razões de pane em avião agrícola que fez pouso forçado na cidade de Pilar

Deputados aprovam título de cidadã honorária para primeira-dama de Maceió

Vereador pede isenção de IPTU para autistas, mas não apresenta estudo com impacto econômico

Projeto de Lei na Câmara de Maceió regulamenta uso de celulares em escolas

SMTT intensifica fiscalização no canteiro central da Rua Engenheiro Camilo Collier, em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
