Operadores de Mergulho lançam protocolo de volta das atividades
Protocolo foi divulgado nesta terça-feira

A Associação dos Operadores de Mergulho da APA Costa dos Corais (AOMAPACC) divulgou nesta terça-feira (2) o protocolo internacional para operações no pós-pandemia do novo coronavírus. As medidas serão seguidas internacionalmente pelo setor Scuba. As atividades foram suspensas em março por conta da Covid-19 e ainda não tem data definida para o retorno.
O presidente da AOMAPACC, Paulo Flórido Filho, explicou que o protocolo foi elaborado pela Comunidade Médica do Mergulho DAN em parceria com a WRSTC que segue também as recomendações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e vem com diversas recomendações que serão adotadas nas operações de mergulhos turísticos da região da APA Costa dos Corais, que se estende desde Rio Formoso-PE até Maceió.
Entre os principais procedimentos adotados estão o uso uma única vez do regulador (equipamento que libera ar direto ao mergulhador e que vai diretamente na boca) por pessoa; o uso de máscaras também só será utilizado uma única vez por pessoa; os instrutores ainda manterão distanciamento entre ele e o candidato de 1,5m para repassar instruções do mergulho; nas embarcações de operações além do distanciamento entre os membros da equipe os equipamentos estarão embalados até a hora do uso.
Paulo Flórido Filho contou que na próxima semana haverá uma vídeo conferência com as operadoras associadas onde receberão instruções para o uso e a higienização dos equipamentos. A associação está em contato com as secretarias de Vigilância Sanitária de cada município para o apoio em relação a produtos de higienização como o hiplocorito.
O treinamento dos mergulhadores ocorrerá quando houver a oportunidade de reunir em pequenos grupos para efetuar a parte prática. Todos os envolvidos no setor passarão pelo curso de Patógenos transmitidos pelo ar, uma forma de entender um pouco mais sobre o assunto.
Veja também
Últimas notícias

Corpo de Bombeiros promove seminário sobre saúde mental para pais de crianças atípicas

Justiça nega pedido para cassação de vereadores de Porto Calvo

Delegado Thiago Prado repudia impunidade em caso de estupro em Coité do Noia

Sine Maceió oferece vagas gratuitas para curso de telemarketing

PL propões que concessionárias de energia paguem multas milionárias para continuar fornecendo o serviço

Arthur Lira recebe Comenda Tavares Bastos do Parlamento de Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
