Obrigatório em Alagoas, uso de máscara reduz transmissão da Covid-19
Especialistas alertam sobre a maneira correta de usar e os erros que favorecem a contaminação
O uso de máscara de proteção individual é consenso entre a comunidade científica mundial no combate e prevenção à Covid-19. Em Alagoas, a obrigatoriedade do uso para a população entrou em vigor no dia 6 de maio.
Especialistas alertam, no entanto, que a eficácia da medida depende da utilização correta. “Se for utilizada de forma incorreta pode ser um meio de contaminação”, confirma o médico Elias Bonifácio, que atua como preceptor do estágio de Medicina de Família e Comunidade na Universidade Tiradentes (Unit).
As principais recomendações incluem a cobertura da boca, nariz e queixo ao mesmo tempo; e evitar ao máximo tocar no lado externo. “Quando você toca na frente da máscara e depois no nariz ou nos olhos, por exemplo, isso pode levar ao contágio”, esclarece.
Para o médico Marcos Davi Melo, o uso desse tipo de proteção é indispensável para se preservar vidas: “Usar máscara individual sempre que sair de casa é um ato de respeito, consideração e amor ao próximo. É indispensável para evitar ainda mais mortes de inocentes pela Covid-19 e deixar ainda mais famílias enlutadas. Uma atitude muito civilizada e muito responsável. Só faz o bem", reitera o médico.
Veja também
Últimas notícias
Veja instituições eleitas para o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional
Prefeitura publica edital para credenciar unidades que receberão alimentos da agricultura familiar
Polícia Militar apreende oito armas e 76 animais silvestres no interior de Alagoas
[Vídeo] Deputados adiam votação da privatização da Ceasa após protestos
Fornecimento de água é suspenso em cinco cidades do Agreste de Alagoas
Prefeitura leva cursos profissionalizantes para moradores do bairro Bebedouro
Vídeos e noticias mais lidas
Governo de Alagoas inicia cobrança pelo uso de água de rios e poços no estado
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
[Vídeo] Polícia Civil divulga imagens da perseguição ao Guarda Municipal morto em Teotônio Vilela
Morador de Arapiraca está no interior de SP e quer voltar para Alagoas
