Bolsonaro inaugura trecho de obra e reivindica para si chegada de água ao Ceará
Em entrevista à TV Brasil, Bolsonaro disse que "é uma novela que chega ao fim"
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) inaugurou nesta sexta-feira (26) uma obra do Eixo Norte da transposição do Rio São Francisco. O presidente participou do acionamento de uma comporta que permitirá que a água que já abastece o Reservatório Milagres, em Pernambuco, chegue até o Reservatório Jati, no Ceará.
Em entrevista à TV Brasil, Bolsonaro disse que "é uma novela que chega ao fim".
"Foi a recomendação desde o início do governo que não deixaríamos obra parada. Nós ficamos felizes em trazer água para quem realmente precisa", disse o presidente, que não mencionou que a obra foi iniciada e conduzida em governos anteriores.
Convidados, os governadores do Ceará, Camilo Santana (PT), e de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), não compareceram ao evento. Ao analista da CNN Igor Gadelha, interlocutores do petista disseram que a recusa se deve à pandemia do novo coronavírus.
Sem os governadores, o presidente foi ao estado acompanhado de ministros. A ponte entre o governo federal e os estados ficou com o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, que viajou um dia antes e se reuniu com Camilo Santana em Fortaleza nesta quinta-feira (25). Na reunião, Marinho anunciou a liberação de R$ 54 milhões para obras hídricas no estado.
Segundo a analista da CNN Basília Rodrigues, aliados do presidente Jair Bolsonaro veem peso político grande no ato desta sexta. O presidente quer crescer em popularidade na região Nordeste e quer marcar este como "o dia em que o governo vai levar água para o Ceará". Ela também cita que Bolsonaro foi cobrado a viajar mais pelo país e participar de eventos ao lado de parlamentares em suas bases eleitorais.
Disputas políticas
A obra inaugurada por Bolsonaro no estado é razão de intensas disputas políticas entre diversas lideranças. A construção começou ainda no governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), quando o ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PDT) era ministro da Integração Nacional.
O projeto é listado por Lula como seu, mas Ciro também o reivindicou na propaganda eleitoral de sua campanha à Presidência da República em 2018. O presidente Jair Bolsonaro se une agora aos ex-presidentes Dilma Rousseff (PT) e Michel Temer (MDB) entre os que também clamam para si a responsabilidade pela obra, que atravessou todos os governos.
Veja também
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
