Profissionais do Ifal integram evento on-line sobre turismo em tempos de pandemia
Proposta é articulada, em nível local, pelo Ifal Maragogi e a Ufal Penedo
Profissionais do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e de organizações vinculadas ao Turismo irão integrar a programação de um evento on-line para discutir o cenário do setor pós-pandemia e as demandas de qualificação profissional na área. O encontro virtual com depoimentos e debates entre especialistas será transmitido ao vivo pelo Youtube, no dia 14 de julho, de 9h às 12h e 14h às 17h, no canal Qualificação e Turismo em Alagoas.
A iniciativa é coordenada pelas professoras Artemísia Soares do Ifal Maragogi e Silvana Pirillo da Ufal Penedo, em articulação com a Universidade de Brasília - UNB e o Ministério do Turismo. Para participar, basta fazer a inscrição gratuitamente neste link e acompanhar as atividades no dia do evento.
"O objetivo é construir com gestores institucionais e educadores um panorama, de caráter exploratório, das demandas de qualificação profissional do setor turístico e de suas condições efetivas de atendimento, tendo como base os programas de qualificação profissional, o perfil dos alunos e as condições socioeconômicas do estado de Alagoas", detalha Artemísia.
A live proposta atende, em âmbito mais amplo, a um chamado do Ministério do Turismo, que está reavaliando o Plano Nacional de Qualificação em Turismo e convocou a UNB, através do seu Centro de Excelência em Turismo, para coordenar a interlocução com as demais instituições envolvidas no processo. Em Alagoas, Ifal Maragogi e a Ufal Penedo estão à frente das atividades e decidiram propiciar, com o evento, a troca de ideias e o levantamento dos interesses e demandas locais para qualificação em turismo no cenário pós-pandemia.
Os pesquisadores Renato Lôbo (Ifal) e Daniel Vasconcelos (Ufal) também atuaram na construção do momento de diálogo com trabalhadores e estudiosos em Turismo. "Somos quatro encampando esse projeto. Desde o início de junho de 2020, o Campus Maragogi passou a desenvolver pesquisas em parceria com o curso de graduação em Turismo da Ufal em Penedo, para o Plano Nacional de Qualificação em Turismo", explica a representante do Ifal Maragogi.
Programação - A importância do evento para o desenvolvimento das políticas públicas de turismo no estado de Alagoas fez os organizadores convocarem grandes nomes da área para palestrar na ocasião. Estão escalados, além das coordenadoras e dos auxiliares do projeto em questão, os docentes do Ifal Marechal Deodoro Alan César Moura e do Ifal Maceió José Almeida.
Os profissionais Ana Carvalho, Cláudia Pessoa, Jair Galvão, Sandra Villanova, Vinícius Lages, Alexandre Henrique Dantas e Renata Lima, representando a Costa dos Corais Convention & Visitor Bureau, Fecomércio, Semtel, Sedetur, Sebrae, Senac e Ufal, respectivamente, completam o time de palestrantes.
Para mais informações, os interessados devem entrar em contato pelo e-mail @[email protected].
Veja também
Últimas notícias
Palmeira dos Índios é única cidade de Alagoas a receber Prêmio de Inclusão Socioeconômica em Brasília
Penedo sedia encontro nacional dos Conselhos Municipais de Educação
Famílias de São Sebastião são beneficiadas com títulos de propriedade de imóveis
PL de Renan Calheiros avança no Senado com linha de crédito especial para produtores rurais endividados
Polícia desmancha depósito e apreende mais de 18kg de drogas no bairro São Luiz em Arapiraca
João Vicente explica escolha de Tino Marcos para novo projeto do Porta
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem é expulso após ser flagrado se masturbando dentro de academia de Arapiraca
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Mototaxista é assassinado a tiros em São Luís do Quitunde
