Consulta pública para oferta de novos cursos continua aberta no Ifal Maragogi
Entre as capacitações, há formação de nível técnico, superior e especializações
O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) continua com a consulta pública aberta para ouvir a população sobre as propostas de oferta de quatro cursos, no Campus Maragogi, no litoral Norte do Estado. Os interessados poderão responder ao formulário eletrônico até 18 de junho e opinar sobre o assunto. Até agora, 192 pessoas responderam o questionário online.
Cursos de nível médio, superior e especializações estão na lista. São eles: Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Restaurante e Bar, na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA); curso Superior de Tecnologia em Horticultura; especialização em Ciências da Natureza e Matemática e ainda especialização em Linguagem e Novas Tecnologias. Qualquer pessoa pode participar da consulta online.
Segundo a chefe do Departamento Acadêmico do campus, Edineia Alves, a oferta do Instituto atende os segmentos da educação, agricultura, comércio, serviços e turismo. “Muitos jovens e adultos tiveram de abandonar os estudos para trabalhar e a EJA é a oportunidade para essa parcela da população retornar aos estudos. Para esse público, teremos o curso em Bares e Restaurantes", afirmou. A implantação desse curso também vai suprir a demanda turística desse setor, no Norte de Alagoas.
A graduação em Horticultura foi pensada para o segmento de agricultura familiar e de pequenas propriedades agrícolas. Conforme Edineia Alves, a graduação vai preparar profissionais qualificados para suprir as necessidades da região, que possui grande quantidade de assentamentos. Em relação às especializações, ela acrescentou que vão assistir professores das redes estadual e municipal de ensino, que buscam qualificação no mercado de trabalho da educação.
Egresso do curso técnico de Agroecologia de 2016 do campus, Matus da Silva Nascimento cursa o nono período de Agronomia na Universidade Federal de Alagoas, no município de Rio Largo. Para ele, a abertura desses quatro cursos trará ao jovem a vantagem de estudar perto de casa. “Eu, meus irmãos e vários amigos nos aventuramos a morar longe de Maragogi e da família. Ter a oportunidade de se graduar sem se deslocar todos os dias até a capital ou a algum local caro seria maravilhoso”, disse o rapaz que já pensa em fazer especialização na área de horticultura.
Quando os cursos começarem a funcionar no Campus Maragogi, os alunos terão disponíveis salas de aulas, laboratórios, biblioteca, auditório, ginásio e outros ambientes oferecidos pelo Instituto aos seus alunos. A instituição também conta com servidores com especialização, mestrado e doutorado. A tendência, segundo Edineia Alves, é que outros cursos sejam implantados na unidade de ensino.
Veja também
Últimas notícias
Sine Alagoas anuncia 3.594 vagas de emprego na semana do Natal
Motociclista embriagado fica ferido após colidir com bicicleta em Arapiraca
Incêndio em vegetação é contido pelo Corpo de Bombeiros em Limoeiro de Anadia
Dino barra trecho de projeto de lei que libera emendas do orçamento secreto
Passaporte diplomático de Eduardo Bolsonaro é anulado após perda de mandato
Confira a programação dos desfiles do Natal de Todos Nós
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
