Covid -19

Porto de Pedras zera número de casos ativos do novo coronavírus

Informação é do Boletim Epidemiológico desta quarta-feira

Por 7Segundos, com Assessoria 30/07/2020 14h02 - Atualizado em 31/07/2020 07h07
Porto de Pedras zera número de casos ativos do novo coronavírus
Porto de Pedras zera número de casos ativos do novo coronavírus - Foto: Assessoria

Após o uso de medidas sanitárias, o município de Porto de Pedras, no litoral Norte de Alagoas, zerou o número de casos ativos do novo coronavírus (Covid-19) nesta quarta (29), o que significa que todos os pacientes estão curados da doença. Em investigação, a Secretaria Municipal de Saúde agora aguarda o resultado dos testes e monitora 30 casos suspeitos com síndrome gripal. A informação foi confirmada pelo boletim diário da Vigilância Epidemiológica da prefeitura.

Ao todo, Porto de Pedras com cerca de 8 mil habitantes teve 278 casos notificados, sendo 162 descartados, 106 confirmados e 104 curados. Infelizmente, o município contou com dois pacientes que vieram a óbito em tratamento hospitalar. A Prefeitura informa que dois casos curados não entraram na lista do boletim, porque "corresponde aos profissionais de saúde que foram testados. Visto que tiveram contato com o coronavírus, mas, agora não transmitem a vírus".

Segundo o prefeito Henrique Vilela (MDB), o controle de casos do coronavírus só foi possível por causa das barreiras de fiscalização e orientação montadas na entrada e saída do município. “Ainda precisamos ter cautela nas medidas sanitárias. Desde o começo, nós colocamos em campo um protocolo de saúde rígido para o acompanhamento individual e diário de pacientes diagnosticados com o vírus. Outra ajuda veio da própria população que, fielmente, obedeceu às recomendações feitas pelos órgãos científicos e de saúde. Mesmo na fase laranja, queremos manter o distanciamento social controlado com as diretrizes do decreto”, disse.

Junto a outros profissionais da saúde, enfermeiros, médicos e técnicos não mediram esforços para oferecer a assistência necessária a cada cidadão que, por sintomas gripais, tiveram a orientação nos cuidados básicos. Vilela agradeceu o trabalho feito pela Secretaria Municipal de Saúde por ações de prevenção, higienização e testes rápidos no combate ao coronavírus. “Iremos sair mais fortes do momento de crise. Ainda estamos na pandemia, mas, por ter zerado o número de casos já é um alívio que indica que o caminho certo para o controle”, finalizou.