Biossegurança nos meios de hospedagem e turismo em debate online
Evento gratuito será de 22 a 24 deste mês e é voltado a estudantes e a quem atua no segmento de hospedagem e turismo

As medidas de biossegurança nos meios de hospedagem e turismo para atender o novo perfil de turista serão um dos assuntos discutidos na quarta edição do Hosptur, evento de hospitalidade e turismo voltado a quem trabalha no segmento e a estudantes. A atividade será de 22 a 24 deste mês no www.youtube.com/ifalmaragogi e é organizada pelo Instituto Federal de Alagoas (Ifal), campus Maragogi.
A ideia de debater o assunto surgiu para auxiliar a retomada dos serviços de hospitalidade e turismo afetados fortemente pela pandemia de Covid-19, no Litoral Norte de Alagoas, segundo informou o coordenador do evento, Renato Lobo. Pousadas, hotéis, agências e guias de turismo precisam cumprir normas de biossegurança para se manterem em funcionamento.
“A preocupação hoje não está apenas na higienização das unidades habitacionais, mas também na sanitização delas. Toda superfície que não recebia aplicação de produtos de limpeza, agora precisa”, exemplificou Renato Logo. Serviço de quarto para refeições, bloqueios de espaços para garantir espaçamento mínimo de até dois metros entre pessoas e outras regras de locomoção também são orientações contidas em protocolos de proteção contra o Coronavírus.
A recomendação de Renato Lobo a usuários de meios de hospedagem e serviços turísticos é observar se o empreendimento ou profissional possui o selo “Turismo Responsável - Limpo e Seguro”, emitido pelo Ministério de Turismo. Conforme dados do governo federal, Alagoas já recebeu 1083 selos. Eles deve ser colocados em local de fácil acesso e conter QR Code pelo qual o turista poderá consultar as medidas adotadas por aquele prestador. Permite ainda denúncias em casos de descumprimento de regras sanitárias.
Rodas de conversa transmitidas ao vivo pela internet
A quarta edição do Hosptur terá por tema “Hospitalidade e Turismo em tempos de pandemia” e será no Youtube em função da pandemia de Covid-19. O evento é gratuito e o interessado pode fazer a inscrição online e conferir a programação completa. Haverá certificado para os participantes do encontro organizado pelo campus Maragogi.
No dia 22 de setembro, ocorre a cerimônia de abertura às 19h com a palestra “Protocolos de biossegurança e treinamentos para implementação em meios de hospedagem”. A roda de conversa “Recepção e reservas, governança e hospedagem em tempos de pandemia” abre a programação do dia 23, às 14h. Em seguida, será a vez de “Protocolos de biossegurança para área de bebidas e alimentos”.
O Hosptur termina dia 24, a partir das 14h, com “Prestadores de serviços e eventos geradores de fluxo turístico no contexto da pandemia” e “Turismo, hospitalidade e desenvolvimento sustentável em tempos de Covid-19”. Segundo o coordenador do evento, Renato Lobo, o público poderá tirar dúvidas com os palestrantes e compartilhar experiências exitosas na oferta de serviços aos clientes. Informações: maragogi.ifal.edu.br e @ifalmaragogi.
Veja também
Últimas notícias

Coronel descreve “cenário complexo” em acidente que deixou 17 mortos na BR-423 em Pernambuco

Ônibus bate em barranco e capota no Agreste pernambucano; 17 morreram

Explosões em fiação de poste assustam moradores no Centro de Maragogi

Líderes europeus reiteram apoio à Ucrânia após reunião

Lula lamenta mortos e feridos em acidente de ônibus em Pernambuco

Não ouse falar grosso com o Brasil, porque não vamos aceitar, diz Lula
Vídeos e noticias mais lidas

Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
