Bolsonaro: Declaração de Biden sobre Amazônia foi 'desastrosa'
Candidato democrata à Presidência dos EUA disse em debate que, se eleito, poderá ajudar no combate ao desmatamento e fazer sanções contra o Brasil
O presidente Jair Bolsonaro classificou de "desastrosa" e "gratuita" a declaração do candidato democrata à Presidência dos Estados Unidos, Joe Biden, sobre a Amazônia, e afirmou que o norte-americano, ao ameaçar o Brasil de sanções caso seja eleito, sinalizou que abre mão de uma "convivência cordial e profícua".
Biden, em debate com Trump na noite de terça-feira (29), propôs se unir a outros países para fornecer US$ 20 bilhões ao Brasil para interromper o desmatamento na Amazônia e, se isso não desse resultado, o Brasil sofreria "consequências econômicas significativas".
"O que alguns ainda não entenderam é que o Brasil mudou", escreveu Bolsonaro. "Hoje, seu presidente, diferentemente da esquerda, não mais aceita subornos, criminosas demarcações ou infundadas ameaças. Nossa soberania é inegociável", escreveu o presidente em sua conta no Facebook.
Bolsonaro afirmou ainda que a cooperação com outros países na Amazônia é bem-vinda e tem conversado com o atual presidente dos EUA, Donald Trump, adversário de Biden na eleição, sobre o assunto. Disse ainda que seu governo tem feito ações "sem precedentes" para combater o desmatamento, embora a perda florestal permaneça em patamares elevados e as queimadas na floresta aumentando.
"A cobiça de alguns países sobre a Amazônia é uma realidade. Contudo, a externação por alguém que disputa o comando de seu país sinaliza claramente abrir mão de uma convivência cordial e profícua.", complementou. "Custo entender, como chefe de Estado que reabriu plenamente a sua diplomacia com os Estados Unidos, depois de décadas de governos hostis, tão desastrosa e gratuita declaração."
Ao final do post, Bolsonaro destacou: "Custo entender, como chefe de Estado que reabriu plenamente a sua diplomacia com os Estados Unidos, depois de décadas de governos hostis, tão desastrosa e gratuita declaração. Lamentável, Sr. Joe Biden, sob todos os aspectos, lamentável."
Veja também
Últimas notícias
Verão Massayó: DMTT intensifica fiscalização contra uso indevido de espaço público
Fim de semana será marcado por calor e chuvas isoladas em Alagoas
Polícia Militar de Alagoas promove formatura de 17 novos soldados
Recursos garantidos pelo deputado Daniel em Brasília viabilizam Teatro Municipal de Arapiraca
Câmeras registram momento exato de colisão que matou homem na AL-220, em Campo Alegre
Operação Verão: Procon autua cinco estabelecimentos na Praia do Gunga
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
