Trump diz que está curado porque é 'um espécime físico perfeito'
Em entrevista a rede de TV, presidente dos EUA afirmou querer voltar a fazer comícios e avaliou que não está mais 'contagioso'
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que nesta quinta-feira disse que não participará de um debate eleitoral virtual com seu rival democrata, Joe Biden, afirmou que ele não é "contagioso, de jeito nenhum", apesar diagnóstico positivo de covid-19 há menos de uma semana.
Na última sexta-feira (3), Trump anunciou que ele e sua esposa, Melania, tinham testado positivo para o coronavírus.
O presidente foi transferido para o Centro Médico Militar Nacional Walter Reed, em Maryland, nos arredores de Washington, onde recebeu tratamento antiviral. e esteróides para combater a doença.
"Para começar, acho que estou melhor", disse o presidente nesta quinta-feira (8) em conversa por telefone com a rede Fox, na qual garantiu que "adoraria ter um comício eleitoral" esta noite.
"Eu queria fazer um [comício] à noite, mas acho que estou melhor, a ponto de me sentir melhor do que, eu diria brincando, 20 anos atrás", disse o presidente, que está atrás nas pesquisas contra seu rival democrata, Joe Biden, com menos de um mês para as eleições de 3 de novembro.
"Não acho que seja contagioso... Estou de volta porque sou um espécime físico perfeito", completou.
De acordo com a Casa Branca, Trump teve os primeiros sintomas de uma infecção há cerca de uma semana, e o médico presidencial Sean Conley disse que os níveis de saturação de oxigênio de Trump caíram em duas ocasiões, exigindo que o oxigênio fosse administrado por um curto período.
Ainda de acordo com a Casa Branca, Trump recebeu um tratamento que combinava o Regeneron com o antiviral Remdesivir — ambos ainda em uso experimental — e o esteróide dexametasona.
De acordo com os Centros para Controle e Prevenção de Doenças (CDC), pessoas com covid-19 leve a moderada mantêm a capacidade de infectar outras pessoas por cerca de dez dias após o aparecimento dos sintomas, mas a Casa Branca não tem divulgado quando Trump teve o último resultado negativo antes de ficar doente.
A Comissão de Debates Presidenciais havia anunciado pouco antes que a próxima reunião entre Trump e Biden, marcada para 15 de outubro em Miami, Flórida, em um formato que envolvesse a participação de eleitores indecisos, seria realizada virtualmente para proteger todos os participantes.
Logo depois, o presidente disse à Fox que não "perderá seu tempo" em um debate virtual.
Diversos funcionários da Casa Branca contraíram o coronavírus nos últimos dias, mas Conley disse na quarta-feira que o presidente Trump estava sem febre há mais de quatro dias e sem sintomas por mais de 24 horas.
A administração Trump foi criticada por subestimar a ameaça da covid-19, uma pandemia que infectou mais de 7 milhões de pessoas nos Estados Unidos e causou mais de 210 mil mortes.
Em um vídeo postado em sua conta no Twitter, Trump indicou que acredita que o contágio que sofreu "foi uma bênção de Deus".
Veja também
Últimas notícias
Especialista dá dicas de como vender mais serviços de clínica de recuperação com estratégias eficazes
Alfredo Gaspar celebra Marco Legal contra o Crime Organizado
Inep antecipa divulgação e gabarito do Enem sai na quarta (19)
Após aprovação na Câmara, Fabio Costa afirma que PL Anticrime marca avanço contra a impunidade
Teca Nelma cobra esclarecimentos sobre impacto da liquidação do Banco Master na aposentadoria dos servidores
Empresa é condenada a indenizar ex-funcionária por proibir uso de tranças afro em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
