Rejeição ao governo Bolsonaro cai ao menor nível desde abril de 2019
Pesquisa da XP/Ipespe, divulgada nesta quinta (15), indica que 31% dos entrevistados consideram a gestão "ruim" ou "péssima"
A reprovação ao governo de Jair Bolsonaro recuou agora em outubro de 2020 ao menor nível desde abril de 2019, de acordo com pesquisa da XP, em parceria com o Ipespe (Instituto de pesquisas sociais, políticas e econômicas), divulgada nesta quinta-feira (15).
Hoje, 31% dos entrevistados consideram a gestão "ruim" ou "péssima", o menor patamar desde os 26% registrados em abril do ano passado. Por outro lado, 39% consideram a administração federal "ótima" ou "boa" e 28% a julgam "regular". Outros 2% não souberam ou não responderam.
Ao todo, o instituto fez 1.000 entrevistas pelo telefone, entre os dias 8 e 11 de outubro, com eleitores de todo o Brasil. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos.
A expectativa para o restante do mandato, que termina em 2022, é que será "ótima" ou "boa" para 39% dos respondentes. Outros 32% preveem anos "ruins" ou "péssimos" da atual gestão, e 26% esperam um governo "regular" até 2022. Neste recorte, 4% não responderam ou não souberam.
Auxílio Emergencial
O levantamento também mostrou uma boa maioria dos entrevistados, 68%, a favor da manutenção do auxílio emergencial no começo de 2021, caso não seja possível implementar o programa de distribuição Renda Cidadã.
A decisão do presidente de manter o auxílio até o fim de 2020, mas em valor menor, foi considerada "ótima" ou "boa" por 45% dos entrevistados (eram 47% em setembro), e "ruim" ou "péssima" por 28% deles (em setembro, eram 25%). Os que a consideram "regular" mantiveram o patamar de 24%.
Questionados se o governo deve estender o auxílio emergencial "por alguns meses" de 2021, caso não consiga aprovar no Congresso a criação do Renda Cidadã para que tenha validade no próximo ano, 68% responderam "sim", enquanto 27% disseram "não" e 4% não souberam ou não responderam.
Covid e Economia
A avaliação da atuação de Bolsonaro no combate à crise do coronavírus também passou por tendência semelhante à registrada sobre a administração em geral.
A avaliação negativa oscilou para baixo novamente, movimento percebido desde maio. Ela é vista como "ruim" ou "péssima" por 47% dos entrevistados, contra 49% em setembro. A avaliação positiva variou para cima de 28%, em setembro, para 30% em outubro.
Quando o assunto é economia, 47% avaliaram que ela está no "caminho errado". Em setembro, eram 48%. Para 39% ela está "no caminho certo", contra 38% no mês anterior. E 13% não souberam ou não responderam, mesmo número apontado na pesquisa passada.
Últimas notícias
[Vídeo] Ataque a tiros deixa homem morto com oito tiros e outro ferido em Arapiraca
Vorcaro pediu para Sicário 'moer' empregada de atriz Monique Alfradique, diz PF
STF aguarda explicações de Bolsonaro sobre arma apreendida em blitz
STF retoma nesta quarta (17) julgamento para definir regras sobre big techs
Governo retira urgência de projeto sobre 6x1; entenda próximos passos
Leonardo Dias volta a cobrar funcionamento do HC Pet dois meses após "inauguração"
Vídeos e noticias mais lidas
Profissionais de saúde são contratados para substituir doentes por covid-19
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Fernando Barbosa, fundador do tradicional Bar do Caldinho, morre aos 76 anos em Arapiraca
