Senadores reagem a votos do STF por reeleição no Congresso: "Golpe"
Parlamentares chamam de absurdas e "casuísmo" as teses dos ministros que abrem caminho para reeleição de Maia e Alcolumbre
Os votos dos ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) favoráveis à tese de reeleição dos presidentes do Senado e da Câmara causaram forte reação entre senadores da República. Gilmar Mendes, Kássio Nunes Marques, Dias Toffoli e Alxandre de Moraes já votaram no plenário virtual da manhã desta sexta-feira (4). O prazo para a votação vai até o dia 11.
Para Álvaro Dias (Podemos-PR), os votos inseridos até agora "contrariam o que estabelece a Constituição, a fim de permitir a reeleição". Ele também critica o voto em plenário virtual, "sistema em que não há debate nem encontro entre os ministros e os votos são por escrito". O voto do relator Gilmar Mendes é considerado "absurdo" por Dias.
O senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) vai mais longe e chama de "golpe" os votos inseridos até agora. Diz que os ministros "escolheram as sombras da madrugada para manifestar seus votos em favor do golpe contra a Constituição para permitir a reeleição de Maia e Alcolumbre. Até para os parâmetros brasileiros impressiona o casuísmo cínico dos ministros".
Os dois senadores, Álvaro Dias e Alessandro Vieira são do grupo Muda Senado, um bloco independente. No início da semana eles assinaram um manifesto contra a recondução de Alcolumbre e Maia.
Os ministros votaram a favor da tese que torna viável a reeleição dos atuais presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), embora o voto de Nunes Marques fale em reeleição apenas uma vez o que na prática impede Maia da recondução.
Veja também
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
