Senadores reagem a votos do STF por reeleição no Congresso: "Golpe"
Parlamentares chamam de absurdas e "casuísmo" as teses dos ministros que abrem caminho para reeleição de Maia e Alcolumbre
Os votos dos ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) favoráveis à tese de reeleição dos presidentes do Senado e da Câmara causaram forte reação entre senadores da República. Gilmar Mendes, Kássio Nunes Marques, Dias Toffoli e Alxandre de Moraes já votaram no plenário virtual da manhã desta sexta-feira (4). O prazo para a votação vai até o dia 11.
Para Álvaro Dias (Podemos-PR), os votos inseridos até agora "contrariam o que estabelece a Constituição, a fim de permitir a reeleição". Ele também critica o voto em plenário virtual, "sistema em que não há debate nem encontro entre os ministros e os votos são por escrito". O voto do relator Gilmar Mendes é considerado "absurdo" por Dias.
O senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) vai mais longe e chama de "golpe" os votos inseridos até agora. Diz que os ministros "escolheram as sombras da madrugada para manifestar seus votos em favor do golpe contra a Constituição para permitir a reeleição de Maia e Alcolumbre. Até para os parâmetros brasileiros impressiona o casuísmo cínico dos ministros".
Os dois senadores, Álvaro Dias e Alessandro Vieira são do grupo Muda Senado, um bloco independente. No início da semana eles assinaram um manifesto contra a recondução de Alcolumbre e Maia.
Os ministros votaram a favor da tese que torna viável a reeleição dos atuais presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), embora o voto de Nunes Marques fale em reeleição apenas uma vez o que na prática impede Maia da recondução.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
