Sindguarda solicita posicionamento de prefeitura sobre contratação ilegal
Motorista foi nomeado para o cargo de comandante da Guarda Municipal

O Sindicato dos Guardas Civis Municipais de Alagoas (Sindguarda – AL) solicitou um posicionamento da prefeitura da Barra de Santo Antônio, sob o comando da prefeita Lívia Carla (PTB), sobre a contratação de um motorista para o cargo de comandante da Guarda Municipal, o que viola a Lei 13.022/14.
Segundo artigo 15º da legislação, os cargos em comissão das guardas municipais deverão ser providos por membros efetivos do quadro de carreira do órgão ou entidade. Ou seja, uma vez que ocorre a contratação de um profissional de outra área para o setor, o ato torna-se ilegal.
O Sindguardas informou que aguarda o posicionamento da prefeita e que, se até o próximo dia 15 (segunda-feira) não houver uma posição oficial, irão discutir com a assessoria jurídica para avaliar se devem entrar com uma representação formal de improbidade administrativa no Ministério Público Federal (MPF), ou direto no judiciário.
A nomeação ocorreu no primeiro dia da nova gestão municipal, mas só apenas no dia 15 de janeiro foi enviado o ofício à prefeitura, solicitando a exoneração, depois de uma tentativa malsucedida de contato com a prefeita.
De acordo com denúncias de guardas municipais, o servidor em questão está trabalhando com a farda e portando arma de fogo, o que é facultativo para um guarda e, para conseguir a licença do porte, necessário treinamento e concessão da Polícia Federal.
O sindicato informou também que é possível a contratação de uma pessoa de fora da área, mas só é válido para guardas recém-criadas e pelo período máximo de quatro anos. Porém, não é o caso da Guarda Municipal da Barra de Santo Antônio.
Últimas notícias

Trump é diagnosticado com insuficiência venosa crônica, diz Casa Branca

Governo de Alagoas e Presidência da República debatem uso de telas por crianças

Dani Calabresa anuncia nascimento de primeiro filho: 'Melhor sensação do mundo'

Prefeitura de Igaci esclarece que contribuição previdenciária dos servidores permanece em 14%

Idoso é assassinado próximo ao canil da jogadora Marta, em Dois Riachos

Alagoas adere à Prova Nacional Docente, criada pelo MEC para seleção de professores
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
