Secretarias do Planejamento e da Educação formatam Painel Censo 2020
Dados das escolas estaduais vão ficar disponíveis na nova ferramenta digital
Em busca de mais inovação, nesta quinta-feira (11) os secretários da educação Fábio Guedes, e do Planejamento, Fabrício Marques, se reuniram com técnicos das pastas para apresentar novas tecnologias que vão facilitar a gestão administrativa e, ainda, beneficiar a população.
Um deles é o Painel Censo 2020: uma plataforma virtual, com os dados de todas as escolas estaduais. Infraestrutura, esgotamento sanitário, acessibilidade e acesso são algumas das informações do sistema, que pode ser acessado pelos servidores da área em qualquer dispositivo com acesso à Internet.
O Painel vai possibilitar um diagnóstico das condições e necessidades de cada unidade, além da verificação de estatísticas qualitativas e quantitativas, facilitando a estruturação de modo individualizado.
“As boas e duradouras políticas públicas geralmente se balizam por dados, indicadores e boas estatísticas. Eles ajudam conhecer melhor sistemas complexos e extensos. Nesses aspectos, o painel produzido pela Seplag e validado pela equipe da SEDUC ajudará muito na tomada de decisão do gestor público na área da educação a conceber, executar e acompanhar melhor as ações, os projetos e os programas. Assim, o planejamento acontece de maneira muito mais estratégica e com elevada capacidade de lograr êxito”, esclarece.
A Secretaria do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), responsável pelo apoio e desenvolvimento sustentável do estado, tem dialogado com diversos órgãos e secretarias do Executivo justamente no intuito de otimizar o processo de obtenção e disponibilização de dados, que podem trazer melhorias significativas para a gestão pública alagoana.
Para o secretário Fabrício, a ideia é fortalecer esse trabalho integrado de tratamento de informações com a Seduc, dando o subsídio necessário para uma tomada de decisões baseada em evidências mais assertivas na área.
"Com essa construção coletiva conseguimos enxergar facilmente as áreas da Educação que estão precisando de reforço e temos melhores condições de implementar avanços de forma estratégica. Sem dúvidas, é um projeto que vai proporcionar algumas ‘viradas de chave’ para a transformação que queremos no âmbito educacional. Quem mais ganha é quem está na ponta: a população alagoana", pontua.
Últimas notícias
HGE orienta a população sobre como se alimentar bem para manter a saúde no Carnaval
Defensoria Pública reconhece atuação de Cabo Bebeto em pautas sociais em Alagoas
Polícia identifica cinco suspeitos de matar jovem por engano no Jacintinho
Rafael Brito repudia falta de responsabilidade da Educação de Maceió com crianças autistas
Seprev promove conscientização sobre segurança no carnaval em Arapiraca
Prefeita Tia Júlia prestigia segundo dia da Jornada Pedagógica da Educação
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
