Com nova remessa de vacina, AL terá 50,9% dos profissionais de saúde imunizados
Quantitativo enviado pelo Ministério da Saúde da vacina CoronaVac será destinado, exclusivamente, para a imunização dos trabalhadores do setor

A quarta remessa de vacinas contra a Covid-19 chegou trazendo 37.400 doses do imunizante para o Estado. Com isso, mais alagoanos estarão protegidos contra o novo coronavírus. Foram enviados para Alagoas os imunobiológicos da AstraZeneca/Fiocruz, com 24 mil doses, e 13.400 da Coronavac (Sinovac/Butantan).
Os municípios que fizeram o agendamento junto as Centrais Estaduais de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos, localizadas em Maceió e em Arapiraca, já começaram a retirar, nesta sexta-feira (26), as doses e os insumos estipulados pelo Programa Nacional de Imunização em Alagoas (PNI/AL). A quantidade de doses está descrita na Nota Informativa nº 08/2021 da Superintendência de Vigilância em Saúde (Suvisa) da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).
Na Nota Informativa também consta que todas as doses da AstraZeneca/Fiocruz serão destinadas para os idosos com idade entre 79 anos e 82 anos. O documento ainda destaca sobre a necessidade de ampliação da vacinação desse público-alvo, por terem um maior risco do agravamento da Covid-19 e pelo o aumento de doenças de transmissão respiratória, com a chegada da quadra chuvosa, no período de março.
A Suvisa ainda informa que existem 720 vacinas da AstraZeneca/Fiocruz nas centrais de distribuição, uma reserva técnica feita pelo PNI/AL, e serão acrescentadas para cobrir a nova faixa etária a população idosa.
Já o quantitativo de doses da CoronaVac (Sinovac/Butantan) será aplicado, exclusivamente, nos trabalhadores da saúde, dando continuidade a vacinação desses profissionais. Com essa quarta remessa, Alagoas irá alcançar o percentual de 50,9% do público estimado de trabalhadores da saúde.
As 24.720 doses da AstraZeneca/Fiocruz representam a primeira dose do imunizante, e as 13.400 vacinas da Coronavac serão para a aplicação das duas doses. O documento da Suvisa informa que será destinada aos municípios somente o quantitativo referente à primeira dose da Coronavac, ficando retida a 2ª dose nas centrais de distribuição para serem entregues depois.
Agendamento e retirada – As secretarias municipais de saúde precisam fazer a solicitação das vacinas e dos insumos por meio do Sistema de Informações de Insumos Estratégicos (SIES) e agendar com as Centrais de Distribuição, de Maceió e Arapiraca, pelo e-mail: [email protected]. As gestões municipais que possuem como referência a Central de Arapiraca poderão retirar os imunobiológicos e insumos a partir da segunda-feira (1º).
Veja também
Últimas notícias

Prefeitura de Palmeira dos Índios anuncia suspensão temporária de repasses ao CSE

Prefeitura mantém inscrições abertas para cursos profissionalizantes para jovens e adultos

“Até quando?": Prefeita Ceci se manifesta diante de novos casos de violência contra a mulher em AL

Secretaria de Educação realiza projeto sobre história de Matriz de Camaragibe
Deputado Cabo Bebeto critica remuneração de procuradores do Estado de Alagoas

Polícia Civil investiga caso de violência psicológica e patrimonial contra empresária
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
