Fatalidade

Bebê de sete meses morre em decorrência da COVID-19

A morte em decorrência do novo coronavírus ocorreu na quarta-feira (10/3)

Por Estadão Conteúdo 13/03/2021 13h01
Bebê de sete meses morre em decorrência da COVID-19
Hospital - Foto: Ilustração

Um bebê de sete meses morreu de complicações da COVID-19, em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Era um menino que estava internado desde 5 de março na ala infantil de COVID-19 do Hospital Público Regional de Betim. A morte em decorrência do novo coronavírus ocorreu na quarta-feira (10/3), mas só foi confirmada na tarde de quinta-feira (11/3), depois de exame laboratorial. Este foi o primeiro caso de morte de criança infectada pela COVID-19 em Betim.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o bebê era acometido de pneumonia. Ele chegou a ser transferido de um leito clínico de pediatria para o CTI Pediátrico do Hospital Regional, na quarta-feira (10/3), mas devido ao agravamento de seu quadro clínico, morreu no mesmo dia. A assessoria de comunicação da prefeitura não informou se a criança tinha comorbidades e nem se os familiares haviam testado positivo para COVID-19. “A família do bebê está orientada a manter-se em isolamento e será monitorada durante 14 dias desde o início dos sintomas gripais apresentados pelo bebê. O monitoramento será por meio de ligação telefônica, a cada dois dias, pela Unidade de Saúde de referência. A família será acompanhada, também, pela Unidade Básica de Saúde (UBS) em outras necessidades decorrentes do luto pela morte da criança”, disse a assessoria de comunicação da prefeitura.

Mortes de crianças por COVID-19 no Brasil


No Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde (DataSUS), desde o primeiro caso confirmado e registrado de COVID-19, no ano passado, até 8 de março de 2021, 779 crianças com até 12 anos morreram da doença. Do total de mortes, 622 foram de crianças entre 0 a 5 anos. No mesmo período, ao menos 11.628 pacientes (crianças de até 12 anos) precisaram ficar internados - um em cada quatro deles precisou ir para uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Deste total, 24% das mortes e 22% das internações aconteceram nos últimos três meses (Dezembro de 2020 a Março 2021). Apenas nos últimos três meses, foram 166 mortes de crianças em todo o país. O que é o coronavírus

Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.

Como a COVID-19 é transmitida?

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Como se prevenir?


A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.