Anvisa termina inspeção na Rússia e decide sobre Sputnik V segunda
Governadores têm cobrado a agência para que autorize a importação da vacina russa ainda em abril

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) terminou nesta sexta-feira (23) a inspeção realizada nas duas fábricas da vacina Sputnik V, na Rússia, e deverá decidir sobre a importação da vacina contra a covid-19 na segunda-feira (26).
Técnicos da agência participaram desde segunda-feira (19) de visitas de inspeção nos laboratórios que produzem a vacina russa. "Após a inspeção, a equipe retorna ao Brasil e consolida ao relatório de inspeção das duas plantas fabris. A elaboração do relatório é parte da inspeção", informou a Anvisa em nota.
A Diretoria Colegiada da agência terá reunião extraordinária na segunda-feira, às 18h, para apreciar pedidos de importação da Sputnik V feitos por estados e municípios. A data foi marcada em razão do prazo de 30 dias definido por lei, e confirmado pelo STF (Supremo Tribunal Federal), para que a Anvisa avalie os pedidos de importação de vacinas para covid-19 sem registro.
Os governadores têm cobrado a Anvisa para que autorize a importação da vacina russa ainda em abril. A agência alega não ter dados suficientes para atestar segurança da vacina.
O Brasil tem duas negociações paralelas com o instituto russo Gamaleya, fabricante da vacina, para obter a Sputnik: uma do Ministério da Saúde, que prevê a compra de 10 milhões de doses, e outra dos governadores, por mais de 60 milhões de doses.
Já na terça-feira (27), a outra reunião extraordinária da diretoria colegiada vai apreciar o pedido de uso emergencial da combinação dos medicamentos biológicos banlanivimabe e etesevimabe, do laboratório Eli Lilly do Brasil Ltda. A solicitação de uso emergencial foi encaminhada pelo laboratório no último dia 30 de março.
A agência também realizará na quinta-feira (29) a 8ª Reunião Ordinária da Diretoria Colegiada. A pauta traz uma série de temas relacionados às áreas de regulação da Anvisa.
Veja também
Últimas notícias

Hospital de Emergência promove sensibilização para reforço da vigilância epidemiológica
Cenipa investiga razões de pane em avião agrícola que fez pouso forçado na cidade de Pilar

Deputados aprovam título de cidadã honorária para primeira-dama de Maceió

Vereador pede isenção de IPTU para autistas, mas não apresenta estudo com impacto econômico

Projeto de Lei na Câmara de Maceió regulamenta uso de celulares em escolas

SMTT intensifica fiscalização no canteiro central da Rua Engenheiro Camilo Collier, em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
