Paulo Mendes da Rocha, referência na arquitetura mundial
A causa da morte não foi informada
O arquiteto Paulo Mendes da Rocha, referência mundial na arquitetura, morreu aos 92 anos em São Paulo na madrugada deste domingo (23). A informação foi confirmada pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU-BR) e por familiares. A causa da morte não foi informada.
"Depois de projetar tantos edifícios em concreto e aço, meu pai foi projetar galáxias com as estrelas!", escreveu o filho Pedro Mendes da Rocha nas redes sociais.
Paulo nasceu em 25 de outubro de 1928 em Vitória, no Espírito Santo, mas morava na Vila Buarque, bairro do Centro da capital paulista. Ele recebeu prêmios internacionais na arquitetura, como um Leão de Ouro de Veneza, o Prêmio Imperial do Japão e uma Medalha de Ouro da União Internacional dos Arquitetos.
Mendes da Rocha foi um dos dois únicos brasileiros a receber o Prêmio Pritzker, o mais importante da arquitetura mundial e considerado o Nobel da área. Antes dele, que foi premiado em 2006, apenas Oscar Niemeyer, em 1988, havia levado. Niemeyer morreu aos 104 anos, no Rio de Janeiro, em 2012.
Na cidade de São Paulo, o arquiteto foi responsável por obras consagradas como os projetos de reforma do Museu da Língua Portuguesa e da Pinacoteca do Estado. Entre suas obras na capital estão ainda o Museu Brasileiro da Escultura (MuBE), o arco da Praça do Patriarca e o Sesc 24 de Maio.
Paulo Mendes da Rocha também projetou o Museu Nacional dos Coches, em Portugal, país com o qual tinha ampla relação profissional. Em 2020, o arquiteto anunciou a doação de seu acervo, com mais de 6300 desenhos e cerca de 3 mil fotografias, à Casa da Arquitectura, em Portugal.
Veja também
Últimas notícias
Imagens mostram chegada de Policial Militar que matou enfermeiro em motel de Arapiraca
Zambelli renuncia mandato e Hugo Motta convoca suplente
Furto de cabos elétricos afeta abastecimento de água em Palmeira dos Índios e Quebrangulo
Homem imobiliza e desarma um dos atiradores em ataque em praia da Austrália
Autor de homicídio contra o próprio avô é preso por assassinar outro homem em Girau do Ponciano
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
