Secretaria de Agricultura informa nova data para vacinação contra aftosa
A Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) também prorrogou o prazo para a declaração até o dia 15 deste mês.
A Secretaria Municipal de Agricultura de Porto Calvo informa que a data de vacinação contra a febre aftosa foi prorrogada para até o dia 30 deste mês. O objetivo da campanha é vacinar o maior número de rebanho possível.
A Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) também prorrogou o prazo para a declaração até o dia 15 de julho. Agora, os pecuaristas terão mais alguns dias para vacinar todo seu gado.
A febre aftosa é um tipo de doença contagiosa e que causa grandes perdas econômicas aos donos dos rebanhos. Trata-se de uma enfermidade infecciosa aguda que causa febre, seguida pelo aparecimento de vesículas (aftas), principalmente na boca e nos pés de animais de casco fendido, como bovinos, ovinos, caprinos, porcos e todos ruminantes selvagens.
De acordo com a Adeal, falta de doses de vacinas nas lojas de revendas agropecuárias no Estado foi o principal motivo da prorrogação da vacinação. O órgão fiscalizador explica, também, que apresentou protocolo ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) uma solicitação de prorrogação da etapa de vacinação.
O secretário de agricultura, Juvenal Veiga, conta que o objetivo do município é vacinar 100% dos animais. “Pedimos aos pecuaristas que fiquem atentos aos novos prazos, tanto de vacinação como da declaração. É muito importante para o município e para o Estado ter todos os animais vacinados”, comenta Veiga.
O criador que não fizer a vacinação estará impedido de retirar a Guia de Trânsito Animal (GTA), circular e comercializar os animais, além de estar sujeito a penalidades previstas na lei, a exemplo do pagamento de multa.
Veja também
Últimas notícias
Sine Alagoas anuncia 3.594 vagas de emprego na semana do Natal
Motociclista embriagado fica ferido após colidir com bicicleta em Arapiraca
Incêndio em vegetação é contido pelo Corpo de Bombeiros em Limoeiro de Anadia
Dino barra trecho de projeto de lei que libera emendas do orçamento secreto
Passaporte diplomático de Eduardo Bolsonaro é anulado após perda de mandato
Confira a programação dos desfiles do Natal de Todos Nós
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
