Projeto promove ações para repovoar o Rio São Francisco com Camarão Pitu
O projeto da Unidade de Penedo tem tecnologia para manejo de camarão de água doce e parceria com a Codevasf

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) realizou, no final de junho, uma ação de repovoamento de espécies nativas no Rio São Francisco. Nesta soltura, foram incluídos mil juvenis de camarão-pitu, uma espécie de água doce que, devido às mudanças ambientais, com os barramentos ao longo do rio São Francisco, encontra-se em risco de extinção. Os animais estão sendo reproduzidos em laboratório pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal).
O projeto teve início em 2018, com a instalação de um laboratório para desenvolvimento e validação de tecnologias de reprodução e larvicultura do camarão-pitu, no Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura do Betume (4ª/CIB), sediado em Neópolis, em Sergipe. A equipe do projeto inclui os professores Irũ Guimarães e Petrônio Filho, da Unidade de Penedo (Ufal), estudantes de graduação e pós-graduação da Ufal, e técnicos da Codevasf.
Mas as pesquisas para o desenvolvimento deste projeto começaram há mais tempo. “Coordeno os estudos buscando desenvolver a tecnologia para cultivo em cativeiro do camarão pitu desde 2010. Desde então temos avançado bastante, e somos o grupo de estudo com melhores resultados de sobrevivência de larvas e juvenis. Conseguimos cerca de 50% de sobrevivência. Hoje nosso laboratório é uma referência nacional no desenvolvimento de tecnologias para cultivo de camarões nativos de água doce”, destaca o professor Petrônio Alves, do curso de Engenharia de Pesca da Ufal.
Para desenvolver programas científicos deste porte, é preciso financiamento público para as Universidades Federais. “Parte dos nossos estudos receberam incentivo do edital Recarcina/Finep com o qual adquirimos equipamentos usados nesses resultados. A parceria com a Codevasf também foi essencial para o incremento desses resultados. Com esse projeto, formamos alunos de graduação e mestrado. Os estudantes têm acesso à pesquisa de ponta e contato com outras instituições de ensino”, ressalta Petrônio.
Repovoamento
Os pesquisadores têm a preocupação de estimular o repovoamento com espécies nativas, desenvolvendo um processo sustentável e com menor impacto ambiental. “A produção de espécies nativas necessita menos modificações no ambiente de cultivo e neutraliza o risco de invasão do ambiente aquático por espécies alóctones da bacia hidrográfica”, descrevem os pesquisadores no projeto.
Segundo informou o professor Iru Magalhães, a infraestrutura instalada contou com equipamentos e materiais adquiridos pelo Laboratório de Bioecologia e Cultivo de Organismos Aquáticos da Ufal através de projetos de pesquisas financiados e recursos da própria Codevasf. “É uma transferência de tecnologia e conhecimento para a Codevasf, já que os técnicos foram capacitados para atuar no projeto, que já produziu cerca de 20 mil pós-larvas dessa espécie”, destaca o professor.
Para iniciar a produção, o camarão-pitu é capturado em ambiente natural, na região do baixo São Francisco, através de armadilhas tipo covo. As armadilhas são verificadas diariamente e os animais capturados são transferidos em caixas de transporte com água e oxigenação até o laboratório, onde é feito o processo de reprodução. “Queremos validar as informações coletadas em uma escala maior, que garanta viabilidade técnica e econômica para essa atividade”, explica Iru Magalhães.
O professor destaca que, além das questões ambientais e socioeconômicas do projeto, a experiência tem garantido um rico aprendizado para os estudantes da Unidade Educacional de Penedo. “Dentro do projeto, já foram orientados quatro Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) e uma dissertação de Mestrado, É também uma experiência prática importante para os estudantes de graduação e pós-graduação de Engenharia de Pesca”, conclui o professor.
Últimas notícias

Julho Amarelo: Unidades de Saúde realizam DIA D para a população e levam informação e prevenção sobre as hepatites virais

Secretaria de Cultura de Penedo convoca artesãos interessados em expor na Feicusal

Prefeitura de Penedo amplia o Programa Saúde Bucal Noturno

Curso de Inglês e Plano de Turismo são destaques em reunião do COMTUR Penedo

Prefeito de Japaratinga anuncia interdição do Mirante Aruanã ponto turístico da cidade

Deputado Delegado Leonam cobra implementação do regime semiaberto em Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
