Economia: negociações de dívidas tributárias ajudaram a criar 28 mil empregos
O Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda teve impacto médio de 15% no crescimento do emprego, equivalente a cerca de 21 mil vagas criadas

Com 300 mil acordos de renegociação de mais de R$ 100 bilhões em dívidas com a Receita Federal, as transações tributárias contribuíram com a criação de cerca de 28 mil vagas de empregos durante a pandemia. A informação é de nota técnica da Secretaria de Política Econômica do Ministério da Economia, divulgada nesta quarta-feira (4).
"As transações tributárias também contribuíram para o cenário positivo do emprego ao afetar positivamente o seu crescimento, em especial nas regiões Sudeste e Sul, com impactos de 25% e 27%, respectivamente", diz o documento.
Segundo a pasta, caso a medida, que permite descontos e parcelamentos de débitos de contribuintes com o Fisco, não tivesse sido criada, "o efeito do isolamento sobre o emprego poderia ser até duas vezes maior que o registrado".
Dos 10 setores da atividade econômica, a Indústria de Transformação liderou os acordos, com 26% do valor total transacionado. Em segundo, está a Construção, que foi responsável por 7,7%, seguida pela Educação, com 3,4%, e pelos Serviços Domésticos, com participação de menos de 0,1%.
BEm contribuiu com 15%
O estudo da SPE também conclui que o Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda (BEm), que permitiu acordos de redução de jornada e salário, teve impacto médio de 15% no crescimento do emprego. Isso equivale a cerca de 21 mil vagas criadas diretamente, que se somam aos 19,8 milhões de acordos firmados pelo programa.
De acordo com a equipe econômica, o efeito negativo do isolamento sobre o emprego poderia ser quase três vezes maior do que o registrado, sem o lançamento do BEm. "No cenário contrafactual sem o Bem, passando de -11% para -32%", afirma. Sem as transações tributárias, o número passaria de -11% para -23%.
"Sugere-se que as políticas elencadas podem apresentar efeitos diretos e indiretos sobre o emprego, sendo o indireto via atenuação dos efeitos deletérios do fechamento dos negócios", destaca.
Últimas notícias

Hospital de Emergência promove sensibilização para reforço da vigilância epidemiológica

Campanha de vacinação contra Influenza começa na próxima segunda-feira (7) em Alagoas
Cenipa investiga razões de pane em avião agrícola que fez pouso forçado na cidade de Pilar

Deputados aprovam título de cidadã honorária para primeira-dama de Maceió

Vereador pede isenção de IPTU para autistas, mas não apresenta estudo com impacto econômico

Projeto de Lei na Câmara de Maceió regulamenta uso de celulares em escolas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
