Pais entregam crianças para militares no aeroporto de Cabul

Imagens de crianças sendo entregues por famílias afegãs para militares no aeroporto de Cabul chocaram o mundo na quinta-feira (19). Registros foram compartilhados nas redes sociais do momento em que um soldado pega um bebê pelo braço para passar sobre o muro onde uma multidão se aglomeravam.
Pelas imagens não fica claro se os pais do menor de idade já estariam na parte interna do local para que fossem embarcados em aviões militares. Diversos países estão realizando missões de resgate de seus cidadãos e de afegãos que participaram da administração local durante a ocupação estrangeira nos últimos 20 anos.
O secretário de segurança do Reino Unido, Ben Wallace, disse que as tropas não estão autorizadas a levar crianças desacompanhadas de um responsável. "Não podemos simplesmente cuidar de um menor por conta própria ", disse à Sky News quando questionado sobre a filmagem.
Pessoas desesperadas buscam uma forma de sair do país e fugir do Talibã, que tomou o poder no domingo (15) após a fuga do presidente Ashraf Ghani e da rendição das tropas afegãs.
No dia seguinte da vitória do grupo extremistas, pessoas invadiram a pista de decolagem para tentar embarcar e até se agarrar nos aviões que partiam com destino aos países vizinhos.
Segundo o exército dos EUA, foram encontrados restos humanos no trem de pouso de uma das aeronaves usadas para resgatar estrangeiros e que foi cercada por afegãos. Um jogador de futebol da seleção de base do Afeganistão caiu do avião durante a decolagem ao tentar se segurar na fuselagem.
Outra imagem chocante da semana mostra um avião cargueiro norte-americano com mais de 600 pessoas amontoadas para serem retiradas do Afeganistão. O número de passageiros superava a capacidade da aeronave, mas os militares decidiram decolar mesmo assim e salvar o maior número de pessoas possível.
Segundo dados divulgados pela Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), mais de 18 mil pessoas já foram retirados do território afegãos nos últimos cinco dias.
Veja também
Últimas notícias

Para garantir a segurança dos torcedores, MP inspeciona obras do Rei Pelé

Rafael Brito compõe comitiva que apresenta investimentos para o desenvolvimento do Brasil em Nova Iorque

Homem é assassinado a tiros em via pública no bairro Tabuleiro do Martins

Polícia Civil prende jovem com meio quilo de cocaína em São Miguel dos Campos

Deputado Alfredo Gaspar entrega caminhão frigorífico e trator para Viçosa

Equipes da Polícia Civil de AL e da BA prendem suspeito de homicídio em São José da Tapera
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
